Botijão deve ficar R$ 3,09 mais caro - #ClubeNotícias

publicado em: 11/10/2017

Botijão deve ficar R$ 3,09 mais caro

A Petrobras aumentou em 12,9% o gás de cozinha (GLP) vendido em botijões de até 13 quilos. O aumento vale desde a zero hora desta quarta-feira, 11 de outubro. “O percentu­al de reajuste foi calculado de acordo com a política de pre­ços divulgada em 7 de junho e reflete, principalmente, a va­riação das cotações do produ­to no mercado internacional”, informa a estatal, em comuni­cado. A última correção foi de 6,9%, em 26 de setembro.

A empresa informa ainda que o aumento ao consumidor dependerá do repasse das dis­tribuidoras e revendedores, mas, se for integralmente, a estimati­va é de que o preço do botijão de gás liquefeito de petróleo de 13 quilos (GLP P-13) possa ser reajustado, em média, em 5,1% ou cerca de R$ 3,09 cada. Em Ri­beirão Preto, os preços variavam de R$ 65 a R$ 75 até ontem, de­pendendo da região da cidade – a entrega em domicílio também tem uma taxa adicional –, e ago­ra podem saltar para entre R$ 68 e R$ 78. “Isso se forem mantidas as margens de distribuição e de revenda e as alíquotas de tribu­tos”, explica a companhia.

O Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sin­digás) informa que o aumento de 12,9% nas refinarias terá um impacto entre 7,8% e 15,4% de reajuste, dependendo do lo­cal do suprimento. A entidade afirma que a correção aplicada não repassa integralmente a variação de preços do merca­do internacional e, com isso, o combustível registra uma defa­sagem de 6,08% em relação ao preço do produto importado. De acordo com o Sindigás, essa defasagem inibe investimentos privados em infraestrutura no setor de abastecimento.

Já a Fundação Getúlio Var­gas diz que o aumento de 12,9% deve elevar a inflação oficial deste ano em cerca de 0,12 ponto percentual, caso o rea­juste seja totalmente repassado ao consumidor. A estimativa é do economista André Braz, do Instituto Brasileiro de Eco­nomia (Ibre) da FGV. “Pode esperar mais uma pancada no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de outubro”, diz. Mesmo que o repasse não seja totalmente feito, o economista avalia que o IPCA fechado deste mês já será pressionado por energia elétrica em razão da mudança de bandeira amarela para ver­melha. Em sua estimativa, um repasse da ordem de 8% não poderia ser ignorado.

Gasolina e diesel – A Pe­trobras anunciou um novo rea­juste para os combustíveis, com queda de 2,60% no preço da gasolina nas refinarias e recuo de 0,20% no preço do diesel. Os novos valores valem a partir desta quarta-feira (11). A nova política de revisão de preços foi divulgada pela petroleira no dia 30 de junho. Com o novo modelo, a Petrobras espera acompanhar as condições do mercado e enfrentar a concor­rência de importadores.

Em vez de esperar um mês para ajustar seus preços, a Pe­trobras agora avalia todas as condições do mercado para se adaptar, o que pode acontecer diariamente. Além da concor­rência, na decisão de revisão de preços, pesam as informa­ções sobre o câmbio e as cota­ções internacionais.

fonte: Tribuna Ribeirão
agenda da Clube

Out

Bruno & Marrone e Chitãozinho & Xororó