Cirurgiões russos substituem laringe com câncer por parte de intestino do paciente - #ClubeNotícias

publicado em: 15/05/2018

Método traz esperança para tratamento de outros tumores (Foto: Piron Guillaume/Unsplash)

Médicos do Instituto de Pesquisa Oncológica de Moscou concluíram uma operação inédita, depois de substituírem a laringe com câncer de um paciente por parte de seu intestino, segundo informou o jornal russo Izvêstia.

“Em alguns casos de câncer, não só precisamos remover a laringe, mas também a faringe. Essas pessoas não podem comer nem falar normalmente – ficam totalmente incapacitadas”, diz o chefe do departamento de microcirurgia do Instituto, Andrêi Poliákov. “Usamos parte do intestino grosso e delgado e a válvula ileocecal. Com o intestino grosso restauramos a faringe e o esôfago, e costuramos o delgado na traqueia.”

O esfíncter ileocecal, ou válvula ileocecal, separa o intestino delgado e o intestino grosso e impede que os alimentos digeridos viajem pelo caminho errado. Depois do transplante, essa estrutura passou a atuar como as cordas vocais do paciente.

De acordo com as últimas informações do instituto, o primeiro paciente a passar por esse tipo de procedimento passa bem e já é capaz de comer e falar.

Cerca de 8.000 pacientes com câncer necessitam de transplante de laringe todos os anos na Rússia. Embora a prótese artificial seja uma opção, elas devem ser trocadas duas ou três vezes por ano, gerando um gasto de 20 mil rublos (US$ 320).

Atitude 67 no #QuintaldaClube

Dia 13 de junho (quarta-feira) tem #QuintaldaClube com Atitude 67.

Atitude 67

Cerveja de Garrafa

Marco Aurélio & Bueno

Alívio Passageiro