Documentário gravado em Ribeirão Preto estreia no Canal Futura - #ClubeNotícias

publicado em: 19/06/2017

Documentário gravado em Ribeirão Preto estreia no Canal Futura
Documentário foi premiado em concurso realizado por canal de TV; clique na imagem para abrir galeria (Foto: Jonas Golfeto / Divulgação)

Criado, gravado e com lançamento marcado em Ribeirão Preto, o documentário “Ouvidores de Vozes” ganhou não apenas um concurso realizado pelo Canal Futura, mas também o papel de apresentar e representar a realidade do tratamento psiquiátrico no Brasil.

Contando a história de Isabel, Reginaldo e Marlene, que escutam vozes, o documentário com direção de Bruno Tarpani e Giovana Arduino terá uma sessão de pré-estreia aberta ao público na terça-feira (20), às 20h, no Cineclube Cauim.

De acordo com Giovana, da ideia do documentário até a finalização foram 12 meses. Período que abriu seus olhos para o mundo dos distúrbios mentais. “Quando você pensa nessas questões, coloca isso em um mundo distante, que ‘nunca vai acontecer comigo’”.

Porém, o que a dupla espera alcançar com Ouvidores é fazer com que as pessoas vejam com outros olhos quem faz um tratamento psiquiátrico. “Nesses meses aprendi que isso está muito próximo da nossa vida. Você nunca sabe se amanhã será afetado por estresse e passar por algum problema do tipo”, afirma a diretora de produção.

Filmado no CAPS III (Centro de Atenção Psicossocial), que há dois anos reúne, de 15 em 15 dias, cerca de dez pessoas diagnosticadas com transtornos psiquiátricos para que possam compartilhar suas histórias e seus mecanismos de enfrentamento, o documentário foi bem aceito entre os participantes. “Participamos de algumas reuniões e conversamos com o pessoal. Foi lá que também conhecemos Isabel, Reginaldo e Marlene, que toparam com muita facilidade contar suas histórias”, relata Giovana.

Histórias como a de Marlene, que foi diagnosticada com esquizofrenia aguda e bipolar após a mãe se suicidar, quando ela tinha sete anos. Porém, Giovana explica que nem sempre as vozes são o sintoma de alguma doença. “Ouvir vozes não tem necessariamente ligações com algum diagnóstico. Existem pessoas que escutam vozes e vivem sua vida normalmente”, comenta Giovana.

“Ouvidores de Vozes” é uma produção do Canal Futura em parceria com a L4 Filmes e foi vencedor do 7ª pitching DOC Futura, promovido todos os anos pelo canal. Após a pré-estreia em Ribeirão Preto, ele será exibido no Futura às 21h na quinta-feira (22). O filme também ficará disponível no Futura Play.

Pré-estreia de “Ouvidores de Vozes”

Quando: Terça-feira (20), às 20h
Local: Cineclube Cauim (rua São Sebastião, 920)

CLIQUE AQUI para mais informações sobre o evento

fonte: ACidade ON
Quintal da Clube com Turma do Pagode

Vem aí mais um #QuintaldaClube!

agenda da Clube

Festa das Patroas Elétrico

Parque Permanente de Exposições

Paradinha