Saúde vai distribuir 200 mil camisinhas - #ClubeNotícias

publicado em: 09/02/2018

Saúde vai distribuir 200 mil camisinhas

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS0 vai distribuir 200 mil preservativos neste carnaval. Serão mais de 40 postos de dis­tribuição espalhados pela cidade. A campanha nacional de pre­venção às infecções sexualmente transmissíveis e Aids traz o tema “#vamoscombinar, prevenir é vi­ver o carnaval”, reforçando o pre­servativo como a mais importan­te arma de combate ao vírus HIV.

Os jovens são foco da campa­nha, já que pesquisas nacionais têm revelado que este público não tem o hábito de usar a cami­sinha durante as relações sexuais.

Em Ribeirão Preto, o au­mento da epidemia é maior nesta faixa etária, especialmen­te entre os homens. A taxa de detecção entre homens na faixa etária de 20 a 24 anos teve um aumento de 600%, entre 2007 e 2016. De 11,8 casos por 100 mil habitantes, em 2007, subiu para 83,5, em 2016.

Além das unidades de saúde, durante o carnaval serão mais de 40 postos de distribuição do pre­servativo. São os chamados Ami­gos do Projeto de Prevenção, que facilitam o acesso da população, aumentando significativamente o número de preservativos dis­ponibilizados mensalmente. Em média, são distribuídos 150 mil unidades por mês e para o car­naval serão 200 mil preservativos.

A coordenadora do Progra­ma Municipal de DST/Aids, Tu­berculose e Hepatites Virais da Divisão de Vigilância Epidemio­lógica, Lis Neves, explica que o estímulo ao uso do preservativo durante o Carnaval é a princi­pal forma de prevenir doenças. “Mesmo assim algumas pessoas baixam à guarda da prevenção e mantêm relação sexual sem pre­servativo entrando em situação de risco para adquirir o HIV, por isso, estamos também trabalhan­do no sentido de divulgar a PEP, ou seja, as recomendações para profilaxia pós-exposição sexual ao HIV”, ressalta a enfermeira.

Profilaxia Pós-Exposição Sexual (PEP) – A Profilaxia Pós­-Exposição Sexual (PEP) é mais uma estratégia visando à pre­venção da transmissão do HIV. Trata-se de um procedimento que evita a proliferação do vírus caso o medicamento seja tomado em até 72 horas após a exposição.

As pessoas que entraram em situação de risco devem nas pri­meiras horas, procurar a Uni­dade de Pronto Atendimento (UPA), localizada na avenida Treze de Maio, durante o perío­do de carnaval, onde o caso de­verá ser avaliado e as condutas tomadas diante da exposição. Nos dias úteis até às 16 horas, o local para procurar a PEP é o Centro de Referência em Espe­cialidades, na rua Prudente de Morais nº 35 – Centro.

fonte: Tribuna Ribeirão

Vai Malandra

Apelido Carinhoso

Só Vem (part. Ludmilla)