Terremoto na fronteira entre Irã e Iraque mata mais de 300 - #ClubeNotícias

publicado em: 13/11/2017

Terremoto na fronteira entre Irã e Iraque mata mais de 300
Supermercado em Halabja danificado pelo tremor (Foto: Rudaw English/Divulgação)

Um terremoto de magnitude 7.3 atingiu neste domingo (12) grande parte do Iraque. O abalo também afetou o vizinho Irã, onde pelo menos oito aldeias ficaram danificadas. Mais de 300 pessoas morreram e outras 2 mil teriam ficado feridas. Segundo autoridades, o número de óbitos pode subir conforme os relatórios de danos forem atualizados.

"O terremoto foi sentido em várias províncias iranianas na fronteira com o Iraque. Oito aldeias ficaram danificadas. Acabou a eletricidade em algumas aldeias e equipes de resgate foram despachadas para essas áreas", noticiou a emissor estatal iraniana.

O Centro de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos confirmou o terremoto em seu site na internet e afirmou que o epicentro do terremoto foi localizado a 32 quilômetros da cidade de Halabja (iraque). O centro alertou para "fatalidades e perdas econômicas relacionadas aos tremores".

Os serviços de água e eletricidade foram prejudicados em vilarejos e cidades na província iraniana de Kermanshah e comunidades ficaram nas ruas por causa da ameaças de novos abalos, disse uma autoridade.

A área antigida faz parte da região denominada Curdistão, que compreende áreas do Iraque, Irã, Turquia e Síria. Apesar dos integrante da etnia curda terem uma identidade cultural própria, a área não é um Estado independente - os curdos são considerados o maior povo apátrida do mundo, com uma população estimada em 30 milhões de pessoas.

Amigo Taxista

Energia Surreal

K.O.

Is That For Me (part. Alesso)