Para o topo
Clube Fone: (16) 2106-4366
Agora em Ribeirão
notícias Clube FM

Grande Fortaleza tem segundo dia de ataques a ônibus e delegacias - #ClubeNotícias

publicado em: 20/04/2017

Grande Fortaleza tem segundo dia de ataques a ônibus e delegacias

A Grande Fortaleza registrou cinco incêndios a ônibus até o início da tarde desta quinta-feira (20), totalizando 22 ataques a coletivos desde esta quarta. Um banco e delegacias receberam rajadas de tiros na cidade de Maracanaú e Fortaleza entre a noite de quarta e esta madrugada. Transferências de presos e mudanças nos presídios foram apontadas em uma carta deixada no local de um dos incêndios como sendo motivação para os ataques. Oito pessoas foram presas suspeitas de envolvimento nas ações criminosas. Um motorista e um cobrador ficaram feridos, mas não correm risco de morrer.

Um ônibus que fazia a linha Arvoredo/Parangaba no Bairro Mondubim foi queimado no início da tarde. Por volta das 8h30, um coletivo da linha Vila Velha-RioMar Kennedy foi o primeiro a ser incendiado neste segundo dia de ataques. O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindionibus) informou ainda que um veículo foi incediado no Bairro Mucuripe e um terceiro da Linha Antônio Bezerra/Bairro Padre Andrade. No quarto ataque desta quinta, no Bairro Jardim Fluminense, o incêndio a ônibus deixou queimaduras em 90% do corpo de um cobrador e foi em frente a uma escola municipal, que terá de suspender aulas, segundo um funcionário.

Os ataques a ônibus desta quarta, ocorreram a partir do meio-dia em bairros como Barroso - o primeiro deles -, Edson Queiroz e Barra do Ceará, além de cidades como Horizonte. Nestes três casos, criminosos jogaram gasolina e atearam fogo.

Ainda segundo o Sindiônibus, apesar dos ataques desta quinta, não há previsão de retirar os ônibus de circulação novamente.

Por causa dos ataques, alguns simultâneos, os ônibus deixaram de circular durante a tarde desta quarta-feira; faculdades suspenderam aulas; muita gente ficou sem opção para voltar para casa, e o transporte alternativo cobra valores superfaturados.

À noite, prédios públicos passaram a ser alvos. Três delegacias sofreram ataques de criminosos na noite desta quarta-feira (19) e madrugada desta quinta-feira (20) na Grande Fortaleza. O primeiro ataque foi registrado, segundo a Polícia Militar, na Delegacia de Pajuçara. De acordo com a polícia, homens armados atiraram contra a vidraça da unidade. Ninguém ficou ferido. A polícia está investigando se foi o mesmo grupo que atacou uma agência bancária da Caixa Econômica Federal.

No 33º Distrito Policial no Bairro Goiabeiras, em Fortaleza, também houve ataque nessa madrugada. A polícia informou que quatro homens em duas motos disparam contra o distrito. A vidraça foi quebrada e o grupo conseguiu fugiu. Ninguém ficou ferido. A delegacia recebeu reforço da Polícia Militar.

E no 8º Distrito Policial, no Bairro José Walter, um carro foi incendiado. A polícia disse que dois homens chegaram e colocaram gasolina em um carro apreendido que estava estacionado no pátio. O veículo ficou destruído. Por sorte ninguém ficou ferido. O Corpo de Bombeiros foi chamado para apagar as chamas. Até a manhã desta quinta-feira, ninguém foi preso.

Presos

Oito homens foram detidos até a manhã desta quinta por suspeita de envolvimento nos incêndios. Um deles já que já responde por tráfico de drogas, roubo e porte ilegal de arma de fogo, foi preso pelo Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) pela manhã no Bairro José Walter. O suspeito, que estava armado, foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, ameaça e organização criminosa.

Motivação

Uma carta que exibe a assinatura de uma suposta facção criminosa foi deixada em um local de ataque a ônibus em Fortaleza nesta quarta-feira (19) na Barra do Ceará. A mensagem aponta como motivo dos incêndios mudanças dentro dos presídios. Uma fonte ouvida da área da segurança pública ouvida pelo G1 disse nesta quarta-feira que os ataques são represálias contra a mudança na rotina dos presídios do Ceará e transferências de presos. "A mudança de rotina em um dos presídios que deixava os presos soltos no pátio e passaram a ser recolhidos nas celas" foi o estopim da ação criminosa, disse.

Como foram os ataques da quarta

Dentre as ocorrências, foram registrados incêndios nos bairros Edson Queiroz, Barra do Ceará e Barroso, na capital, e nos municípios de Eusébio e Horizonte. Devido aos ataques, pelo menos três terminais de ônibus suspenderam as atividades.

Conforme o tenente-coronel Lima, comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM), criminosos pararam um ônibus na Barra do Ceará e mandaram os ocupantes descerem. Logo em seguida, eles queimaram o veículo e fugiram. A polícia realiza buscas para tentar identificar e prender os suspeitos.

Já a professora Lídia Bandeira contou ao G1 que estava em casa no Bairro Edson Queiroz com uma amiga quando ouviu um barulho alto, achou que fosse uma batida, mas quando chegou à frente da casa avistou um ônibus em chamas.

Uma moradora de Horizonte também relatou ao G1 que viu o ataque na cidade. "Chegaram três homens, não estavam encapuzados, no distrito de Dourado, nunca ocorreu isso em Horizonte, principalmente, neste distrito, que fica afastado do centro, pediram para os passageiros descer, jogaram gasolina e queimaram o ônibus'', relatou.

Enel e Cagece

Cinco carros de empresas distribuidoras de água e energia elétrica também foram alvos de ataques na tarde desta quarta-feira. Em nota, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) disse que acionou os órgãos de segurança pública para fossem tomadas providências.

Já a Enel Distribuição Ceará, companhia de energia elétrica do estado, informou que durante os ataques aos ônibus, um carro da companhia foi incendiado e o outro atingido por disparos de arma de fogo no bairro Cidade dos Funcionários. A companhia afirmou que repudia atos de violência e acrescenta que os colaboradores da empresa não foram feridos.

fonte: G1
Comente aqui:
L.A. Parts Risch Tech Spirubelle Banana Brasil Supermercado Arco Iris Farmácia Amazon Tonin Unimed Simirê Hiper Lojão Aufi Avenida Tintas BlowUp Barateira Casas Bahia Pernambucanas Churrascaria Bpoi de Corte Elle Ella Calçados Havan Magazine Luiza Mult Portas O Boticario O Varejão da Fartura Pane Silvio Salud Shoe Mix Supermercado Ruscito Boni Jau Serve SANGALETTI APE SAO CARLOS Ya San Lual Lanches Mavirre Paris Perfumaria Pinhal Madeiras Consigaz Doces Tiquinho Sorriso Brasil Calafate Tintas Mercadão dos Óculos Mundo das Utilidades Radi Imagem Harmonia Tudo bem Madeireira Expansão Ma-Lu Casa de Carnes Tamoio Javep Unopar Casale Pet Paganelli Acabamentos Scorpios Motel Hiper Saude Lajes Ibaté Sofá Express Academia Smart Fit CIne Bar Agropecuária Zanquim Comercial São Jorge Dona Tabacaria Pizzaria Donatello Paraná Supermercado Acapulco Telhas Santa Hora Lanches Leve Fácil Bebidas Look Otica Maktub Mauro Esthetic Center Optica Magnifica Chá 17 Ervas Centro Otico 2 irmãos Asproauto ADN Construtora Bem Bonita Funilaria R100 Griffe Mania Hortron Componentes Ki Lanchão La Big Pizzaria LI Sim Lingerie Thalimp Tropical Ice Roll Colegio Visão West Brother Paris Perfumaria
agenda da Clube

02

Set

Show Henrique e Juliano

Oasis Eventos

top hitz Clube
01

Anitta

Paradinha

02

Jorge e Mateus

Medida Certa

03

Luis Fonsi e Daddy Yankee

Despacito

04

Luan Santana e Sandy

Mesmo sem estar

05

Gusttavo Lima

Abre o portão que eu cheguei

06

Nego do Borel e Maiara e Maraisa

Esqueci como namora

07

Marília Mendonça

Amante não tem lar

08

Henrique e Juliano

Vidinha de balada

09

Felipe Araújo e Jorge e Mateus

Chave cópia

10

Mc Kevinho

O grave bater

 

Entre em contato

Avenida Doutor Carlos Botelho, 2140 - Centro, São Carlos - SP, 13560-250
(16) 2106-4356

Veja o mapa de localização
Nossa página no Face
Siga a Clube no Twitter
Siga no Instagram
Acompanhe o Feed de Notícias

(16) 2106-4366
(16) 99700-3365
Sisteam Clube de comunicação
Todos os direitos reservados - Sistema Clube de Comunicação © 2017
an.design :: criação digital