TCE suspende contrato emergencial para transporte coletivo em São Carlos, SP - #ClubeNotícias

publicado em: 19/05/2017

TCE suspende contrato emergencial para transporte coletivo em São Carlos, SP

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) suspendeu o contrato emergencial para o transporte coletivo de São Carlos (SP). Com isso, o envio das propostas que estava programado para esta sexta-feira (19) foi cancelado.

A prefeitura foi notificada da decisão no fim da tarde de quinta-feira (18). O TCE não concorda que o critério de escolha seja o menor subsídio, ou seja, a proposta em que a prefeitura tenha que pagar menos por passageiro.

A administração municipal tem 48 horas para apresentar ao TCE uma cópia completa da proposta de contrato.

Processo

O processo de contratação emergencial do transporte coletivo foi decretado pelo prefeito Airton Garcia (PSB) no dia 17 do mês passado. O contrato é necessário já que ainda não há licitação para a concessão definitiva. O contrato terá seis meses de validade até que a licitação fique pronta. A Suzantur, que atualmente opera na cidade sem contrato, poderá participar do processo.

Segundo a prefeitura, o novo contrato é para atender determinações do jurídico da administração municipal, como a maior divulgação do processo e a ampliação da participação de empresas. A ganhadora deve assumir imediatamente o transporte coletivo na cidade.

Irregularidades e contrato

Os problemas no transporte público de São Carlos são antigos. O Ministério Público apontou várias irregularidades no serviço da empresa anterior, a Athenas Paulista. Por isso, ela operou por mais de dois anos sem renovar o contrato com a prefeitura.

No ano passado, a Justiça determinou a troca da empresa com urgência. Em agosto, a Suzantur assumiu o serviço de forma emergencial, já que o processo de licitação demoraria pelo menos seis meses.

Desde janeiro a Suzantur opera sem contrato. O TCE entendeu que a contratação emergencial foi feita de forma irregular e, por isso, não pôde ser prorrogado.

Em fevereiro, a Secretaria de Transporte e Trânsito começou um novo processo licitatório, mas segundo o chefe de gabinete, também não respeitava a lei. Por isso, foi cancelado em março.

Reclamações do serviço

A população reclama de lotação e atrasos nas linhas da Suzantur, mas a empresa diz que os atrasos acontecem em 3,5% da frota e são por conta dos buracos nas ruas e do horário de pico. Disse ainda que os ônibus são novos, de 2011 a 2015 e, quando quebram, é por causa dos buracos.

Para tentar diminuir a lotação de algumas linhas, mandou para prefeitura o pedido pra que seja feito um projeto de logística.

fonte: G1
L.A. Parts Jeans Planet Risch Tech Spirubelle Banana Brasil Supermercado Arco Iris Farmácia Amazon Tonin Unimed Simirê Hiper Lojão Aufi Avenida Tintas BlowUp Barateira Brasil Colchoes Casas Bahia Pernambucanas Churrascaria Bpoi de Corte Cido Hair Studio Elle Ella Calçados Havan Magazine Luiza Mult Portas O Boticario O Varejão da Fartura Pane Silvio Salud Shoe Mix Supermercado Ruscito Boni Jau Serve SANGALETTI REI DOS PETS Lual Lanches multy amargo Capricho da Chica Consigaz Doces Tiquinho Calafate Tintas Mercadão dos Óculos Mundo das Utilidades Radi Imagem Rede Obras Macarronato Harmonia Tudo bem Pizzaria Formagio Ma-Lu Pneus Z Casa de Carnes Tamoio IETECH Javep Unopar Casale Pet Paganelli Acabamentos Casa Sol Instituto Atheneu Scorpios Motel Max Açai Hiper Saude Lajes Ibaté Açai da Barra Sofá Express Pisolejo Garbo Mais Academia Smart Fit atheuneu CIne Bar Opção Vestibulares Agropecuária Zanquim Buffet Arte em Festa Delicias do Açai
agenda da Clube

At Sunset com Alok