UE aponta falhas na produção da carne brasileira e ameaça 'agir' se nada for feito - #ClubeNotícias

publicado em: 14/06/2017

Uma auditoria da União Europeia (UE) concluiu que há “uma série de falhas sistemáticas” na produção da carne exportada do Brasil e ameaçou “agir de acordo” se o país não implementar medidas para garantir a segurança dos produtos enviados aos países do bloco.

As declarações foram feitas pelo comissário da UE Vytenis Andriukaitis em relatório sobre a missão e em carta enviada ao ministro da Agricultura, Blairo Maggi, pedindo que o Brasil adote medidas. Ele afirmou que se as autoridades brasileiras se recusarem ou falharem em implementar as ações, ele será forçado a "agir de acordo".

Após visitar o país em maio, a missão da UE aponta que identificou “uma série de deficiências”, em particular na preparação dos produtos de carne de cavalo e aves, e acrescentou que há “muito a ser feito pelas autoridades brasileiras”. A visita ocorreu dois meses após o escândalo da operação Carne Fraca vir à tona.

Mais de 100 focos de contaminação

A auditoria apontou que as ações adotadas pelo Brasil para frear as irregularidades denunciadas na Carne Fraca foram limitadas aos 21 frigoríficos suspeitos, cinco deles elegíveis para exportar à Europa.

A missão encontrou mais de 100 focos de contaminação na carne brasileira, 77 deles devido à presença de salmonela em aves, mostra o documento da UE.

“Para minha decepção, as autoridades brasileiras parecem ter falhado em atender às recomendações para corrigir as falhas levantadas em outras auditorias”, escreveu o comissário Vytenis Andriukaitis em relatório sobre a missão.

Procurado pelo G1, o ministério da Agricultura não retornou até a última atualização desta notícia.

A UE pediu que o Brasil limite novos pedidos de aprovação para exportar carne para a UE, e pede a retirada de autorização para exportar carne de cavalo de todos os matadouros elegíveis. A comissão também exige que sejam feitos exames biológicos em 100% dos produtos antes de serem exportados à UE.

Carne Fraca

Dias após a deflagração da Carne Fraca, a UE exigiu que o Brasil suspendesse a exportação de empresas envolvidas na Operação Carne Fraca temporariamente. Em março, o comissário Andriukaitis confirmou que a UE estudava medidas mais rigorosas para a entrada de produtos brasileiros, como o fortalecimento das verificações documentais.

O Brasil é o segundo maior produtor de carne bovina do mundo e o maior exportador. O setor vendeu para mais de 150 países no ano passado.

fonte: G1
L.A. Parts Banana Brasil Supermercado Arco Iris Farmácia Amazon Tonin Unimed Simirê Hiper Lojão Aufi Avenida Tintas BlowUp Barateira Casas Bahia Pernambucanas Churrascaria Bpoi de Corte Elle Ella Calçados Havan Magazine Luiza Mult Portas O Boticario O Varejão da Fartura Pane Silvio Salud Shoe Mix Supermercado Ruscito Boni Jau Serve SANGALETTI REI DOS PETS APE SAO CARLOS Lual Lanches Mavirre Paris Perfumaria Pinhal Madeiras Consigaz Doces Tiquinho Calafate Tintas Mercadão dos Óculos Mundo das Utilidades Radi Imagem Harmonia Tudo bem Madeireira Expansão Ma-Lu Pneus Z Casa de Carnes Tamoio Javep Unopar Paganelli Acabamentos Hiper Saude Lajes Ibaté Academia Smart Fit Agropecuária Zanquim Buffet Arte em Festa Smartcell Comercial São Jorge Dona Tabacaria Pizzaria Donatello Durale Smartcell Paraná Supermercado Acapulco Telhas Woki Sushi Santa Hora Lanches Shy Moon Impacto centro automotivo Leve Fácil Bebidas Look Otica Maktub Mauro Esthetic Center Optica Magnifica Rede de Postos Sewal Chá 17 Ervas Centro Otico 2 irmãos Babi Bella Asproauto ADN Construtora Açaí Fruta Brasileira

Henrique e Juliano

Vidinha de balada