
O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou que avalia a possibilidade de atendimento presencial dos aposentados e pensionistas que tiveram débitos irregulares nos pagamentos de associações do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Segundo Alckmin, as agências da Caixa devem oferecer o serviço. Ele participou neste domingo (11) da 5º Feira Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em São Paulo.
O INSS afirmou que, a partir desta terça-feira (13), os beneficiários que tiveram descontos ilegais serão notificados pela plataforma oficial do órgão: “Meu INSS”. No dia seguinte à notificação, tanto o aplicativo quanto o Canal de Atendimento 135 estarão disponíveis para que os segurados possam verificar qual associação realizou o desconto e o valor descontado.
A nova medida em parceria com a Caixa visaria garantir, portanto, que pessoas que não tenham acesso ou conhecimento dos canais digitais possam recorrer a um estabelecimento para resolver o problema presencialmente.
O governo alertou ainda que não envia qualquer comunicação para os aposentados ou pensionistas fora do aplicativo do INSS, como mensagens SMS ou telefonemas.