Um caso chocante de violência contra a mulher foi registrado em São Paulo, onde uma vítima foi forçada a se atirar de um carro em movimento para não ser morta pelo ex-companheiro.
As imagens mostram o veículo em movimento e a porta se abrindo, com a mulher se jogando na rua em um ato desesperado para salvar a própria vida. A mulher foi agredida e sofreu ferimentos, mas conseguiu sobreviver.
O agressor, identificado como Ivan, está foragido. Ele chegou a admitir o crime em mensagens de áudio, nas quais diz ter dado "uma facada nas costas só para ela se ligar".
A reportagem destacou que a violência nunca começa com a agressão física, mas sim com a violência psicológica e táticas de controle, como proibir a mulher de usar determinada roupa e impedir que ela veja as amigas.
É fundamental que as mulheres consigam identificar os sinais de um relacionamento violento, tóxico e perigoso logo no início.
Mobilização contra a violência
A Secretaria de Políticas para a Mulher de São Paulo encerrou a campanha "SP Por Todas - 21 Dias com Por Elas", que fez parte da mobilização global dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
O evento de encerramento, realizado no Memorial da América Latina, reuniu autoridades e destacou a importância de políticas públicas e ferramentas de apoio:
Carreta de Odontologia: Lançamento da carreta "Cuidar e Sorrir".
Carreta da Mamografia: Reforço na ampliação do acesso a exames preventivos.
Aplicativo SP Mulher Segura: O app já registrou mais de 650 boletins de ocorrência e mais de 500 acionamentos do botão de pânico, demonstrando ser um instrumento vital na proteção das vítimas. A mobilização deve terminar com debates, novas parcerias e um show da cantora e atriz Mayana Neiva.