Ribeirão Preto se prepara para receber a 15ª edição do Carna Gay, um dos eventos mais tradicionais e aguardados do calendário cultural e de diversidade da cidade. A celebração acontece no dia 8 de fevereiro, a partir das 14 horas, na Praça João Marchesi, localizada no Jardim São Luiz, zona sul do município. Consolidado como um espaço de celebração, respeito e inclusão, o Carna Gay reúne foliões de todas as idades em um ambiente marcado pela alegria, diversidade e valorização da cultura LGBTQIAP+.
Ao longo de suas edições, o evento se tornou referência no Estado de São Paulo, promovendo o encontro de diferentes expressões artísticas, identidades e estilos, sempre embalado pelo clima do carnaval. Além de fortalecer a cultura popular, o Carna Gay cumpre um importante papel social ao incentivar o respeito às diferenças e ampliar a visibilidade da comunidade LGBTQIAP+ em Ribeirão Preto.
Apoio financeiro institucional - O evento, recebeu repasse de R$ 30 mil reais de apoio institucional da Prefeitura, para garantir a infraestrutura da carna gay, como colocação de palco, som, iluminação, segurança do evento, banheiros químicos, por exemplo. A programação desta edição está publicada no Diário oficial do município.
A expectativa para esta edição é de grande participação do público, movimentando a região e reafirmando o evento como um símbolo de liberdade, diversidade e celebração. A 15ª edição do Carna Gay contará com uma programação diversificada nas semanas que antecedem o evento principal. No dia 21 de janeiro, aconteceu a seleção das apresentações artísticas, na sede da Faculdade Metropolitana. Já no dia 29 de janeiro, quinta-feira, será realizado o lançamento oficial da 15ª edição do Carna Gay, na sede da ONG Vitória Régia, na rua Marcondes Salgado, 253, centro da cidade.
Na ocasião, haverá a apresentação de um vídeo institucional do evento e a prestação de contas da 4ª Parada Preta, realizada no ano passado, reforçando o compromisso da organização com a transparência e a responsabilidade social. O ponto alto da programação acontece no dia 8 de fevereiro, com a realização do Carna Gay na Praça João Marchesi. O evento promete reunir um grande público em uma celebração marcada por música, arte, diversidade e respeito.
Para Fábio de Jesus, presidente da ONG Arco-Íris de Ribeirão Preto, o Carna Gay vai além da festa. “Este evento é um espaço de visibilidade, resistência e celebração da diversidade. Ao longo desses 15 anos, o Carna Gay se consolidou como um importante instrumento de inclusão social e valorização da comunidade LGBTQIAP+, além de promover cultura, alegria e conscientização”, destaca. O evento é gratuito e aberto ao público.
Serviço:
Dia 29/01, quinta-feira, às 19 horas, acontece o lançamento oficial da 15ª edição do Carna Gay, na sede da ONG Vitória Régia, na rua Marcondes Salgado, 253, centro da cidade.
08/02- 15ª edição do Carna Gay
Horário: a partir das 14 horas
Local: Praça João Marchesi
Bairro: Jardim São Luiz
Cidade: Ribeirão Preto