
Pelo menos 51% dos deputados federais avaliam o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de forma negativa. É o que aponta a nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (2). A pesquisa foi feita com 203 parlamentares e apenas 27% deles avaliam a gestão Lula como positiva.
Entre parlamentares independentes, que correspondem a 27% do plenário, o número de deputados que avaliam negativamente o governo chega a 65%. A avaliação positiva segue alta e estável entre governistas, representando 71%.
Sobre a relação entre o governo Lula com o Congresso, 51% dos deputados avaliam que a relação é negativa, enquanto 18% avaliam que a relação é boa ou ótima. A pesquisa indica que 57% dos deputados pensam que o governo tem poucas chances de aprovar a agenda governista no segundo semestre.
A pesquisa também avaliou a relação entre o Supremo Tribunal Federal e a Câmara. Pelo menos 48% dos deputados afirmam que o STF faz um trabalho ruim, ante 27% que avaliam o trabalho de forma positiva. Ao menos 49% dos parlamentares alegam que o STF invade as competências do Congresso sempre, mas 65% alegam que o Congresso não irá aprovar um possível impeachment de um ministro do STF.
A amostra da pesquisa Genial/Quaest tem margem de erro estimada é de 4,5 pontos percentuais e a confiabilidade é de 95%.