A adolescente de 15 anos que presenciou o momento em que Anna Clara Soares de Britto, de 11 anos, se afogou foi apreendida pela polícia em Campinas (SP), nesta sexta-feira (16). A jovem responderá por omissão de socorro.
O caso aconteceu na chácara dos avós da vítima, no bairro Jardim Itaguaçu I, em 26 de dezembro. Imagens de câmera de segurança mostram que Anna Clara estava sentada à beira da piscina quando teve o cabelo preso no sistema de sucção. A menina ficou submersa por aproximadamente 16 minutos.
A polícia não informou exatamente quanto tempo a amiga ficou ao lado sem prestar socorro. Ela foi encaminhada à Fundação Casa após o avanço das investigações, que ainda analisam detalhadamente a dinâmica dos fatos e possíveis responsabilidades.
Após ser retirada da piscina, Anna Clara foi socorrida pelo SAMU e encaminhada ao Hospital de Clínicas da Unicamp, mas não resistiu. Seu velório ocorreu no dia 29 de dezembro.
RELEMBRE O CASO
Em imagens da câmera de segurança da casa, que circulam nas redes sociais, é possível ver que Anna Clara estava sentada com as pernas na borda da piscina e o corpo dentro da água.
Em determinado momento, ela se joga para trás, afundando em direção à parede. Na sequência, é puxada pelo sistema de sucção da piscina por volta das 12h34, segundo imagens da câmera de segurança que circulam nas redes sociais. A menina passa a se debater debaixo d’água.
A amiga, uma adolescente de 15 anos, está por perto, mas parece não perceber que a amiga está se afogando. Quando nota que algo não estava certo, a adolescente tenta puxar a menina de 11 anos para fora, mas não consegue. Ela chama adultos que estavam próximos por volta das 12h49.
Um deles corre para desligar a bomba, enquanto outro entra na água para resgatar a criança, cortando o cabelo de Anna Clara com uma faca. A menina é retirada da piscina às 12h50, ainda segundo as imagens da câmera de segurança. No total, a menina ficou submersa por cerca de 16 minutos.
De acordo com o boletim de ocorrência, Anna Clara foi retirada da piscina em estado grave e socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Em seguida, foi encaminhada ao Hospital de Clínicas da Unicamp, mas não resistiu.
Confira o vídeo: