Clube FM 100.5 - Tá na Clube, Tá Legal! | Ribeirão Preto/SP
Alfa: a nova geração no mercado de trabalho que ‘veio a bordo do celular’
Freepik

Geração Alfa, que é uma nova onda de profissionais nascidos a partir de 2010, prestes a ingressar no mercado de trabalho, trazendo consigo uma bagagem de habilidades digitais e expectativas que prometem remodelar o cenário profissional. 

Para o doutor em comunicação e especialista em Geração Z e Alfa, cooperação intergeracional e futuro do trabalho, Dado Schneider, a nova geração “veio a bordo do celular”. 

“A geração Alfa pode ser considerada nascida a partir de 2010. Eu gosto muito de marcar assim as gerações de acordo com grandes saltos. Por exemplo, a geração Z veio a bordo da internet. A melhor forma de diferenciar é que a geração Alfa veio a bordo do smartphone”, declarou Dado Schneider ao Band.com.br

Composta por jovens nascidos a partir de 2010, a geração Alfa está na fase final de formação e, segundo o especialista, a chegada ao mercado de trabalho exigirá que empresas se adaptem para atrair esses profissionais. 

"Essa geração já nasce com o chip da tecnologia. Eles têm uma intuição digital impressionante e uma capacidade de multitarefa que pode ser um grande diferencial para as empresas", explica. "No entanto, as empresas precisam entender que suas expectativas e valores são diferentes." 

Para Schneider, a nova geração está acostumada com uma vida digital, multi tela e irá se condicionar a exigir uma vida semelhante no trabalho. “Então, aquele trabalho mais parado, repetitivo e que demora para subir na vida, será rejeitado pelos jovens que irão querer ter uma experiência que eu chamo de uma experiência em espiral”.

Características da geração Alfa 

Uma das principais características da Geração Alfa é a busca por impacto social e mais sentido no seu trabalho. Além disso, a flexibilidade e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional são prioridades para essa geração. 

“A geração Y e a geração milênio já veio com alguma incomodação em relação à forma como trabalhávamos no século XX. Mas quem realmente chacoalhou o mercado é a geração Z, porque ela veio com essa exigência de melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional. A geração Alfa já vai herdar uma série de mudanças que a geração Z está provocando hoje”, afirmou Dado Schneider. 

Segundo o especialista em geração Z e Alfa, as empresas têm que começar a repensar estratégias de recrutamento e retenção. A chegada desses profissionais no mercado de trabalho é uma oportunidade para as empresas inovarem e se tornarem mais adaptáveis. 

“Se a geração Alfa é ainda mais mergulhada no mundo digital, as empresas agora vão ter que voar nas suas mudanças, nas suas transformações, coisas que já podiam ter feito para Z, vão ter que se transformar para serem atraentes para os futuros profissionais da geração Alfa que vem aí até o final dessa década.”
Fonte: Band.
Carregando os comentários...
Bom Dia Clube com Rodrigo de Lucca
Guilherme & Santiago, Jorge & Mateus - Pijama Amarelo
Carregando... - Carregando...