O sistema Anchieta-Imigrantes terá pedágio free flow a partir de julho e cobrança nos dois sentidos. A informação foi confirmada pela Rádio Bandeirantes junto à Agência de Transporte de São Paulo (Artesp).
Segundo a agência, os equipamentos começam a ser instalados na Anchieta no próximo sábado (7); já na Rodovia dos Imigrantes, a substituição do pedágio será feita nos dias 17 e 24 de fevereiro.
O free flow elimina a parada em uma praça de pedágio. A cobrança é feita por pórticos que leem as placas de carros, caminhões e motos.
Outra mudança importante é o início da cobrança na subida. Atualmente, o pagamento de R$ 38,70 é feito apenas na descida. A partir de 1º de julho, o motorista vai pagar a mesma tarifa, só que dividida em duas: R$ 19,35 na descida, e o mesmo valor na subida.
Após o início do free flow, as praças antigas serão demolidas. A implantação do novo sistema vai permitir que a concessionária mude o esquema da operação comboio, montada em dias de visibilidade baixa devido à neblina. A ideia é que não haja mais espera pela formação de filas e a operação possa acontecer nos dois sentidos, diferente de hoje, que tem comboio apenas na descida.
O governo de São Paulo projeta a instalação de 58 pórticos eletrônicos em rodovias estaduais nos atuais contratos concedidos à iniciativa privada até 2030.