
O vice-presidente Geraldo Alckmin declarou que o governo federal e o Congresso estão “unidos para defender a soberania nacional” após reunião com Davi Alcolumbre e Hugo Motta, realizada nesta quarta-feira (16) na residência oficial do Senado.
“Estamos unidos para defender a soberania nacional, o presidente Lula tem enfatizado isso e a separação dos poderes é pedra basilar do Estado de direito, da democracia”, declarou Geraldo Alckmin em vídeo enviado à Band.
“E na questão comercial, entendemos que é um equívoco do governo americano, porque eles têm superávit na balança comercial com o Brasil. Dos dez produtos que mais exportam, oito não pagam nada de imposto e a tarifa média de importação é 2,7%. Então, é totalmente inadequado, injusto e nós vamos trabalhar juntos para reverter essa situação”, acrescentou.
No vídeo, Davi Alcolumbre pontuou que o Parlamento brasileiro está unido em torno da defesa dos interesses nacionais. Ele também afirmou que está conversando com o presidente da Câmara, Hugo Motta, para defender a soberania, o emprego dos brasileiros e os “empresários que geral a riqueza para o Brasil”. “Tenho convicção também que esse processo tem que ser liderado pelo poder executivo”, disse.
“Então, eu quero registrar a nossa satisfação de estarmos recebendo essas informações sensíveis, informações que trazem todo esse panorama internacional e vejo nesse momento de agressão ao Brasil e aos brasileiros, isso não é correto e temos que ter firmeza, resiliência e tratar com serenidade essa relação”, pontuou.
O presidente da Câmara, Hugo Motta, afirmou que o Congresso está pronto para agir na retaguarda do Poder Executivo com “rapidez e agilidade” para que o Brasil possa sair “mais forte desta crise”. Ele também destacou a aprovação da Lei da Reciprocidade Econômica, regulamentada pelo presidente Lula nesta semana.
“Eu não tenho a menor dúvida que a nossa população entende que o Brasil não pode ser levado a decisões externas que venham a interferir na nossa soberania. O Brasil tem uma importância muito grande no cenário mundial. Nós não temos a menor dúvida que, com união, compromisso e muita responsabilidade, iremos superar esse momento protegendo todos os brasileiros e brasileiras”, afirmou Motta.