
O cantor e compositor Arlindo Cruz morreu nesta sexta-feira (8), aos 66 anos. A informação foi confirmada pela esposa do sambista, Babi Cruz, para a Band do Rio de Janeiro. Além da esposa, Arlindo Cruz deixa os filhos Arlindinho e Flora.
O cantor enfrentava complicações de um acidente vascular cerebral hemorrágico desde 2017 e estava internado no Hospital Barra D'Or, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. No momento de sua morte, o sambista estava internado para tratar uma infecção contraída após meses hospitalizado.
Confira a nota da morte de Arlindo Cruz:
Com imenso pesar, a família e a equipe de Arlindo Cruz comunicam seu falecimento. Mais do que um artista, Arlindo foi um poeta do samba, um homem de fé, generosidade e alegria, que dedicou sua vida a levar música e amor a todos que cruzaram seu caminho.
Sua voz, suas composições e seu sorriso permanecerão vivos na memória e no coração de milhões de admiradores. Agradecemos profundamente todas as mensagens de carinho, orações e gestos de apoio recebidos ao longo de sua trajetória e, especialmente, neste momento de despedida.
Arlindo parte deixando um legado imenso para a cultura brasileira e um exemplo de força, humildade e paixão pela arte. Que sua música continue ecoando e inspirando as próximas gerações, como sempre foi seu desejo.
AVC e problemas de saúde
Em 2017, Arlindo Cruz sofreu um AVC durante o banho e caiu na banheira de casa. À época, ele pesava 140kg, se alimentava mal e utilizava drogas.
Ele teve metade esquerda do corpo paralisado e precisou se alimentar por sonda. Apenas em 2018, um ano e meio depois, ele recebeu alta do hospital.
Nos anos seguintes, Arlindo Cruz recebeu cuidados especiais em casa e fazia tratamento à base de óleo de cannabis. Além das sequelas do AVC, Arlindo era portador de uma doença autoimune, era traqueostomizado e tinha gastrostomia (GTT), ou seja, usava uma sonda alimentar. Com as sequelas da doença, o cantor passou a não se apresentar mais.
Em outubro de 2023, Arlindo passou cerca de um mês na Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro, para tratar uma caxumba bacteriana. E em abril de 2024, o sambista precisou de atendimento médico após ter uma bradicardia – que é quando o ritmo cardíaco fica irregular ou lento.
No dia 17 de julho, a família de Arlindo Cruz atualizou o estado de saúde do cantor e disse que ele estava “estável, acordado, sob os cuidados atentos da equipe médica e cercado pelo amor e presença constante da família”. Após 21 dias foi anunciada a morte do artista.
Relembre a carreira de Arlindo Cruz
Nascido no Rio de Janeiro em 14 de setembro de 1958, Arlindo Cruz foi um dos cantores de samba mais reconhecidos no Brasil.
Famoso por tocar cavaquinho e banjo, Arlindo ficou conhecido ao frequentar a roda de samba do Cacique de Ramos, ao lado de Jorge Aragão, Beth Carvalho e Almir Guineto. Ele foi parceiro de Zeca Pagodinho e Sombrinha.
Arlindo foi do grupo Fundo de Quintal até 1993, quando embarcou na carreira solo. Em 2012, Arlindo Cruz casou com a produtora Babi Cruz, com quem já mantinha uma relação antes.
O artista gravou mais de 550 músicas na carreira e ainda trabalhou no Carnaval do Rio de Janeiro, onde foi campeão.