
O cantor Nattan foi criticado por pagar R$ 1 mil para um homem beijar uma mulher com nanismo em um show na Festa de Agosto, na cidade de São Lourenço da Mata, em Pernambuco. A cena, compartilhada nas redes sociais do cantor, foi repudiada pela Associação Nanismo Brasil (Annabra).
Na apresentação, Nattan convida um homem para beijar a moça, mas ele não aceitou. O artista chega a pegar a mulher no braço, conhecida como Delicinha, a joga para cima e depois a coloca em um caixote. O vídeo foi publicado há dois dias nas redes sociais.
Em seguida, ele chama outro homem, que também nega. Depois ele chama um cinegrafista que trabalhava no evento e oferece R$ 1 mil. "Ele pode até perder o emprego, mas os mil reais ele não perde", diz Nattan. Os dois então se beijam e Nattan ri segurando a câmera.
Na publicação, Nattan brinca: "Bebê Reborn saliente da gota". O cinegrafista também ironizou a situação. "Quando o beijo vale mil e ainda vem com risada e bolso cheio… Aí sim é trabalho com gosto".
Repúdio por associação de pessoas com nanismo
Em nota à Band, a Annabra repudiou a ação de Nattan, afirmando que o cantor expôs a mulher "ao ridículo". "O episódio demonstra o quanto o capacitismo e a objetificação da pessoa com nanismo ainda são tolerados socialmente, mesmo em espaços de grande visibilidade", diz a nota.
Além do repúdio, a associação afirma que a ação de Nattan é capacitista e criminosa. "Capacitismo é crime no Brasil. O Artigo 88 da Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) estabelece que praticar, induzir ou incitar discriminação de pessoa em razão de sua deficiência é crime, com pena de 1 a 3 anos de reclusão e multa", afirma a nota.
A Annabra cita que irá denunciar o artista ao Ministério Público. "Fazemos um apelo à sociedade, à mídia e aos artistas: que usem seus espaços e talentos para promover respeito, inclusão e consciência, não para retroalimentar preconceitos históricos", diz a nota.
A Band procura a assessoria do cantor Nattan para se pronunciar sobre a denúncia e repúdio. O espaço está aberto para declarações.