
A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagra nesta quinta-feira (7) uma operação contra influenciadores envolvidos na promoção ilegal do 'Jogo do Tigrinho' nas redes sociais. Entre os famosos que são alvo da operação estão Bia Miranda, Buarque e Gato Preto.
Investigações apontam que há indícios de lavagem de dinheiro e organização criminosa. Segundo relatórios de inteligência financeira do Conselho de Controle de Atividades Financeiras, o COAF, há movimentações suspeitas que ultrapassam os R$ 4 bilhões.
Os alvos da operação são 15 pessoas e, dentre elas, influenciadores que usam as redes sociais para divulgar o jogo popularmente conhecido como "Jogo do Tigrinho" e outros semelhantes. Dentre os nomes, estão:
- Paola Ataíde e a irmã gêmea Paulina, que reúnem mais de 3 milhões de seguidores no Instagram;
- Buarque, pai do filho de Bia Miranda e que tem 2,8 milhões de seguidores;
- Bia Miranda, que reúne 5,2 milhões de seguidores;
- Gato Preto, criador de conteúdo com mais de 600 mil seguidores e ex de Bia Miranda;
- Jenny Miranda, mãe de Bia Miranda, ex-A Fazenda e com mais de 1,2 milhão de seguidores;
- Mau Mau, que reúne 3,4 milhões de seguidores.
- Luiza Ferreira, com quase 180 mil seguidores;
- Lorrany Rafael, com mais de 308 mil seguidores;
- Nayala Duarte, que teve perfis com milhares de seguidores suspensos pelo Instagram;
- Vanessinha Freires, que reúne mais de 100 mil seguidores no TikTok;
- Tailane Garcia, com mais de 4,5 milhões de seguidores no TikTok.
Além dos influenciadores, Sun Chunyang, sócio da Sports-Bet, é alvo da operação. Segundo os agentes, as postagens realizadas pelos investigados contêm promessas enganosas de lucros fáceis, com o intuito de atrair seguidores para as plataformas.
No decorrer das investigações, foram identificados sinais claros de enriquecimento incompatível com a renda declarada pelos influenciadores, que ostentavam nas redes sociais estilos de vida luxuosos, com viagens internacionais, veículos de alto padrão e imóveis de alto valor.
Os influenciadores ainda não se pronunciaram sobre o assunto. A Band abre o espaço para posicionamentos dos famosos.