Clube FM 100.5 - Tá na Clube, Tá Legal! | Ribeirão Preto/SP
Brasil pode quebrar monopólio chinês de terras raras com vulcão descoberto em MG

Com a segunda maior reserva de terras raras do mundo, atrás apenas da China, o Brasil já está com projetos em andamento para extrair minérios estratégicos para a indústria da tecnologia. O destaque vai para um projeto em Poços de Caldas, Minas Gerais, onde um vulcão extinto há 120 milhões de anos abriga uma imensa jazida.

Essa reserva, descoberta em 2012, é composta por argilas iônicas ricas em terras raras, como o neodímio. Esse elemento é fundamental para a fabricação de "super ímãs", que são vitais para tecnologias de ponta, incluindo motores elétricos, geradores, robótica e equipamentos de ressonância magnética.

A exploração está avançando rapidamente. Em apenas 15% da área analisada, já foram identificadas 2 bilhões de toneladas de argilas, o que garante pelo menos 20 anos de mineração. Uma grande vantagem é que a extração pode ser feita com escavações mais simples, já que o material não está em solo profundo.

Especialistas preveem que, em 5 a 10 anos, a produção de terras raras do vulcão de Poços de Caldas pode suprir de 30% a 40% da demanda mundial, desafiando o monopólio chinês. Além disso, os primeiros passos para criar uma cadeia de produção local desses super ímãs já foram dados em Minas Gerais.

Fonte: Band.
Carregando os comentários...
Clube da Insônia com Kelly Dias
Alexandre Pires, Maiara e Maraísa - Parece Fake
Carregando... - Carregando...