Clube FM 100.5 - Tá na Clube, Tá Legal! | Ribeirão Preto/SP
Campanha para alpinista que ajudou a resgatar corpo de Juliana Marins é cancelada

A campanha de arrecadação de valores para o alpinista Agam, que ajudou no resgate do corpo da turista brasileira Juliana Marins, foi cancelada neste domingo (29). A vaquinha virtual já somava mais de R$ 500 mil. 

Em nota nas redes sociais, a organização da campanha de arrecadação informou o cancelamento e a devolução integral e automática dos valores doados a partir desta segunda-feira (30).  

Segundo o site "Razões para Acreditar" e a plataforma "Voaa", o motivo do cancelamento da campanha foi o número de questionamentos de doadores e seguidores sobre a taxa de 20% imposta sobre o valor arrecadado.

"Tomamos essa decisão após muitos questionamentos relacionados à nossa taxa administrativa de 20%, que, apesar de comunicada em nosso site desde o início, gerou desconforto em algumas pessoas. Reconhecemos que a comunicação nesta história poderia ter sido mais claro".  

A plataforma explica ainda que a taxa é cobrada devido a um "modelo de operação único, que vai muito além de simplesmente disponibilizar uma plataforma de arrecadação".  

"Informamos que a devolução dos valores será feita diretamente pelos meios de pagamentos originais nesta segunda-feira, dia 30 de junho, automaticamente, sem necessidade de ações adicionais por parte dos doadores e respeitando os prazos de cada meio", diz a nota.  

Quem é Agam  

Agam é alpinista e guia na Indonésia. Ele liderou a equipe que resgatou o corpo da turista brasileira Juliana Marins, que morreu após cair na encosta do monte Rinjani, onde fazia uma trilha rumo ao cume.  

Ele já resgatou outros turistas no local e tem prática em salvamento vertical. Nas redes sociais, Agam passou a ser chamado de herói. Ele e outros alpinistas se arriscaram para fazer o resgate do corpo de Juliana Marins e passaram a madrugada na encosta onde a turista caiu.

O gesto comoveu os brasileiros nas redes sociais e a vaquinha online tinha como objetivo ajudar o alpinista.

Quem foi Juliana Marins  

Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Juliana era de Niterói, no estado do Rio de Janeiro.

Ela estava realizando um sonho fazendo um mochilão pela Ásia. Juliana viajava sozinha e já tinha visitado o Vietnã, as Filipinas e a Tailândia nos últimos meses.  

 
Juliana Marins | Foto: Reprodução/Redes sociais

Ela também visitou o Egito por dois meses durante os estudos universitários. Nas redes sociais, Juliana mostrava seu dia a dia e suas viagens. Nas fotos, a jovem aparece sorridente, em frequente contato com a natureza, com amigos e família, e praticando pole dance.

Juliana caiu durante uma trilha no Monte Rinjani, na Ilha de Lombok, no último sábado (21). Ela fazia a trilha acompanhada por outros turistas e um guia.  

Após a queda, a turista chega a ser avistada com vida em uma fresta do paredão rochoso. Um drone térmico também avistou a jovem. Segundo a família, ela foi localizada nesta segunda-feira (23), mas os trabalhos foram paralisados pelo mau tempo.  

Na terça, o corpo de Juliana foi encontrado pelas equipes de resgateO pai da jovem citou uma música de Chico Buarque para falar sobre a perda.

Fonte: Band.
Carregando os comentários...
Clube da Insônia com Kelly Dias
Chrystian & Ralf - Saudade
Carregando... - Carregando...