
A Coca-Cola anunciou nesta terça-feira (22) que lançará uma versão de sua bebida exclusiva feita com açúcar de cana americana. O anúncio foi feito dias depois de o presidente Donald Trump postar no Truth Social que ele "estava conversando com a Coca-Cola sobre o uso de açúcar de cana VERDADEIRO na Coca-Cola nos Estados Unidos, e eles concordaram em fazê-lo".
"Como parte de sua agenda contínua de inovação, neste outono nos Estados Unidos, a empresa planeja lançar um produto feito com açúcar de cana dos EUA para expandir sua linha de produtos da marca Coca-Cola", disse a companhia.
A Coca-Cola produzida para o mercado americano é normalmente adoçada com xarope de milho, enquanto a empresa utiliza açúcar de cana em alguns outros países, incluindo o México e vários países europeus.
"Coca-Cola Mexicana"
Nos Estados Unidos, a Coca-Cola feita com açúcar de cana é coloquialmente conhecida como "Coca-Cola Mexicana", pois é frequentemente importada do vizinho do sul dos Estados Unidos.
A Coca-Cola feita com açúcar de cana dos EUA complementará a linha de produtos existente da empresa, acrescentou a empresa.
A empresa já usa açúcar de cana nos chás, limonadas, cafés e água com vitaminas da empresa, disse o CEO James Quincey em uma teleconferência de resultados na manhã de terça-feira.
Embora as preferências de sabor possam ser diferentes, o impacto na saúde do açúcar de cana e do xarope de milho rico em frutose é essencialmente o mesmo.
Produção dos EUA e importação
O açúcar de cana dos EUA é produzido principalmente no Texas, Flórida e Louisiana, de acordo com o Departamento de Agricultura. No entanto, a produção doméstica representa apenas 30% do fornecimento total de açúcar dos EUA. O restante vem da beterraba ou é importado.