
Fumaça preta! Na terceira votação para eleger um novo papa da Igreja Católica, os cardeais não chegaram a um resultado e, mais uma vez, a fumaça preta saiu da chaminé na Capela Sistina nesta quinta-feira (8).
O resultado foi anunciado alguns minutos antes do esperado. Normalmente, as fumaças têm horário fixo: às 7h30 e 14h no horário de Brasília. Desta vez, os cardeais anunciaram o resultado às 6h53.
Para que o novo líder da igreja Católica seja eleito, é preciso atingir dois terços dos votos totais, ou seja, pelo menos 89 dos 133 votos. Se esse percentual não for atingido, as cédulas são queimadas, a fumaça preta é emitida e uma nova votação será feita. Caso haja consenso, a chaminé da Capela Sistina emitirá a fumaça branca, o que revela que os cardeais escolheram um novo Santo Padre.
Os favoritos ao cargo máximo da Igreja Católica representam uma diversidade de regiões e correntes internas: há nomes ligados ao legado de Francisco, com postura mais progressista, e também figuras de perfil mais conservador.
Os últimos dois conclaves, em 2005 e 2013, duraram dois dias.
Veja a agenda do conclave desta quinta-feira (8)
- 5h30 - Votação: só terá fumaça se, de fato, um papa for eleito (branca);
- 7h - Caso não haja papa, a fumaça preta sairá da chaminé - ocorreu às 6h53.
- 12h30 - Nova votação: só terá fumaça se um papa for eleito (branca);
- 14h00 - Caso não haja papa, a fumaça preta sairá da chaminé.
Consideração: A menos que a fumaça seja branca, somente duas fumaças pretas serão emitidas no dia.