A Defesa Civil de São Paulo enviou, na manhã desta quinta-feira (5), dois alertas extremos para o Guarujá, no litoral paulista. A sirene de alerta remoto instalada na Comunidade Barreira do João Guarda também foi disparada.
O plano de contingência, segundo o órgão, foi acionado e as famílias que moram no local estão sendo orientadas a saírem de casa em razão do risco iminente de deslizamento de terra. As pessoas estão sendo direcionadas para o abrigo municipal.
As chuvas se intensificaram durante a madrugada e não pararam pela manhã. Nas últimas 12 horas, os acumulados já somam 118 milímetros (mm), volume considerado elevado para a região.
As famílias permanecerão no abrigo até que o risco seja eliminado. O objeto do plano de contingência é permitir que todas as pessoas estejam seguras caso haja um deslizamento de terra no local.