
Duas pessoas morreram e outras 15 estão internadas na Itália após consumirem um sanduíche de brócolis e linguiça em um food truck. As autoridades locais suspeitam que os alimentos estavam contaminados pela bactéria Clostridium botulinum (C botulinum), que causa o botulismo.
De acordo com o Ministério da Saúde, o botulismo é uma doença neuroparalítica grave, rara e não contagiosa causada pela ação de uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum (C botulinum). A contaminação pode acontecer através do contato da bactéria com ferimentos ou pela ingestão de alimentos contaminados que não têm produção e ou conservação adequada. A doença pode levar à morte por paralisia da musculatura respiratória.
A bactéria se prolifera em alimentos quando os mesmos não são produzidos adequadamente ou em sua conservação.
Alimentos que têm maior risco de contaminação
- Conservas vegetais (como palmito, picles e pequi);
- Produtos de origem animal cozidos, curados ou defumados (como salsichas, presunto e “carne de lata”);
- Pescados defumados, salgados e fermentados;
- Queijos e pasta de queijos;
- Alimentos enlatados industrializados (mas casos relacionados ao consumo desses alimentos são raros, segundo o Ministério da Saúde).
Como identificar a contaminação nos alimentos
Para saber se um alimento está contaminado com botulismo, é importante observar sinais como inchaço, vazamento ou odor estranho na embalagem, e, se possível, faça o teste da gota de água em enlatados (a água deve ser sugada para dentro, não expelida).
- Inchaço na lata
- Vazamento na lata ou embalagem
- Odor estranho e forte (mesmo antes de abrir a embalagem)
Sintomas do botulismo em humanos
- Boca seca
- Visão dupla ou turva
- Dificuldade para engolir
- Náuseas e vômitos
- Fraqueza muscular
Como fazer o teste da gota de água
Em enlatados, faça um pequeno furo na lata e adicione uma gota de água. Se a água for sugada para dentro, o alimento provavelmente está bom. Se a água for expelida, o alimento está contaminado e deve ser descartado.