
Indicado à Palma de Ouro, o filme “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, já garantiu o Prêmio da Crítica no 78º Festival de Cannes. O reconhecimento é concedido pela Federação Internacional de Imprensa Cinematográfica (Fipresci).
Emocionado, o diretor agradeceu a conquista. "Na verdade, aconteceram duas coisas hoje à tarde. Eu ganhei o prêmio da FIPRESCI, durante 13 anos da minha vida eu dediquei a escrever. E também ganhei o prêmio da Associação Francesa de Salas de Cinema Independente e eu ainda sou um curador de sala independente fora do circuito cinematográfico. Depois de uma semana tão intensa, eu tô muito feliz", declarou.
Do que fala “O Agente Secreto”?
Protagonizado por Wagner Moura, o filme se passa em Recife no ano de 1977, durante a Ditadura Militar. Marcelo, personagem de Moura, é um especialista em tecnologia que volta para sua cidade natal para tentar fazer as pazes com seu passado sombrio.
Mas esse retorno reabre cicatrizes dolorosas que se unem a um cenário de profunda repressão e autoritarismo. Logo, fica claro que Marcelo não está só buscando o passado, mas fugindo de alguém. O filme é descrito como um suspense.
Estreia no Brasil
Ainda não há uma data de estrei para o filme no país. Entretanto, ele deve chegar aos cinemas nacionais ainda neste ano.