
À medida que ultrapassamos a metade do caminho em direção a 2050, reflexões sobre as últimas duas décadas e expectativas para o futuro foram pauta no Bora Brasil.
O início do século XXI foi marcado por eventos que transformaram profundamente a geopolítica e a sociedade em geral. Um dos eventos mais chocantes foi, sem dúvida, os ataques de 11 de setembro de 2001, que mudaram drasticamente as relações internacionais e as políticas de segurança ao redor do mundo.
O esporte também teve seus momentos marcantes, como a conquista do pentacampeonato mundial de futebol pelo Brasil em 2002.
A cultura pop também foi profundamente impactada com o falecimento de Michael Jackson em 2009, mostrando o quanto personalidades influentes podem afetar as pessoas ao redor do mundo.
Mais recentemente, a pandemia de COVID-19 representou um dos maiores desafios globais, alterando a forma como vivemos e interagimos.
E o futuro?
Olhando para o futuro, as expectativas são diversas e influenciadas pelas inovações tecnológicas. A inteligência artificial prevê a popularização de veículos autônomos até 2026 e a possibilidade de missões tripuladas para Marte em 2032.
Contudo, a transição para carros a combustível sustentável e a implementação de cidades totalmente conectadas por inteligência artificial são vistas com um certo ceticismo.
As projeções para 2050 são da possibilidade de estabelecer moradias e hotéis na Lua, mas não será uma opção para todos, mas para os bilionários.
Essa viagem através do tempo mostra não apenas como eventos passados moldaram o presente, mas também como as expectativas para o futuro continuam a inspirar e desafiar a humanidade em sua incessante busca por inovação e melhoria.