
O assunto é polêmico: contraceptivo masculino. Um novo método que bloqueia esperma e pode chegar ao mercado já em 2028. Chamado de ADAM, o tratamento é um hidrogel injetável que impede a movimentação dos espermatozoides sem interferir na ejaculação ou no prazer sexual.
A aplicação é simples, feita em 30 minutos, e os efeitos duram pelo menos dois anos, com a vantagem de ser reversível. Nos testes, o contraceptivo foi injetado no canal deferente dos voluntários – o tubo que transporta os espermatozoides dos testículos para fora do corpo – em uma consulta médica, após receberem anestesia local.
O produto, da empresa de biotecnologia Contraline, dos Estados Unidos, apresentou 99% de eficácia em testes clínicos iniciais, de acordo com os pesquisadores responsáveis.
Todos os participantes continuaram a ter ejaculações, mas a contagem de espermatozoides caiu de 99 a 100% apenas um mês após o procedimento, mostrando que o método de contracepção foi eficaz na prevenção da saída dos espermatozoides do corpo.