
Uma nova medida migratória anunciada pelo governo dos Estados Unidos está prestes a impactar turistas de países com altos índices de permanência irregular ou considerados de alto risco migratório para os EUA.
A partir do dia 20 deste mês, esses visitantes deverão pagar um caução de US$ 15.000, aproximadamente 83 mil reais, para entrar no país. Este valor, que equivale ao valor de um carro, faz parte das políticas do governo Trump para combater a permanência ilegal de estrangeiros que ultrapassam o prazo de validade de seus vistos.
"É mais um item da política migratória do governo Trump e tem como principal objetivo reprimir visitantes que ultrapassam o prazo de validade de seus vistos", informou o governo americano. Atualmente, muitos indivíduos entram legalmente nos Estados Unidos, mas permanecem no país além do tempo permitido, tornando-se ilegais.
A boa notícia para os viajantes que respeitarem as leis de imigração é que o valor pago como caução será integralmente devolvido, caso deixem o país dentro do prazo estipulado em seu visto.
Este novo visto caução será um projeto que terá duração de um ano, período no qual será avaliada a eficácia da medida na redução do número de imigrantes ilegais.