Clube FM 100.5 - Tá na Clube, Tá Legal! | Ribeirão Preto/SP
EUA congelam contratações após aumento de tarifas e desemprego cresce no país
Foto de EL Evangelista

Nos Estados Unidos, a alta nas tarifas impostas pelo governo do ex-presidente Donald Trump tem impactado negativamente o mercado de trabalho. Setores como o de vestuário, construção e transporte têm segurado novas contratações, resultando em um aumento no tempo que um desempregado leva para encontrar um emprego.

Pela primeira vez em quatro anos, o número de pessoas em busca de trabalho é maior que o de vagas disponíveis.

Quase dois milhões de americanos estão fora do mercado de trabalho há, no mínimo, seis meses, o que representa um em cada quatro desempregados. A falta de contratações é sentida nos supermercados, com clientes com menos dinheiro para comprar, e nos chefes com medo de contratar.

Queda na confiança e cenário econômico
A confiança dos americanos está em queda, e pesquisas mostram que o otimismo entre os desempregados atingiu o ponto mais baixo em mais de uma década. O cenário é considerado desanimador, e há o risco de que muitos trabalhadores deixem o mercado de trabalho definitivamente, o que enfraquece ainda mais a economia.

Com este cenário, a semana nos Estados Unidos se volta para a “Super Quarta”, quando o Banco Central Americano deverá anunciar uma esperada redução na taxa de juros. A expectativa é de um corte de 0,25 ponto percentual, embora Donald Trump tenha pedido um corte maior. O próprio Banco Central já alertou para o risco do estagflação no país, que é a combinação de preços em alta e crescimento abaixo do esperado.

Fonte: Band.
Carregando os comentários...
Bom Dia Clube com Beto Spigga
Alexandre Pires, Leo Santana - Botecologia
Carregando... - Carregando...