
Policiais da Delegacia da Mulher de Barra do Garças, no interior do Mato Grosso, resgatou, na última segunda-feira (18), um filhote de onça-pintada. A captura ocorreu cerca de uma semana após as autoridades receberem informações da presença do felino.
Relatos repassados aos policiais indicavam que um filhote de onça-pintada apareceu no quintal de uma propriedade rural, localizada nas proximidades do quilômetro 23 da BR-158.
Segundo a polícia, o animal estava bastante debilitado e mal conseguia se locomover. Diante disso, a equipe da especializada comunicou, imediatamente, o fato à delegada titular, Luciana Canaverde, que providenciou os trâmites necessários para o resgate.
Uma clínica veterinária da cidade foi acionada e disponibilizou suporte técnico, incluindo a gaiola para transporte seguro do felino.
Após o resgate, o filhote foi encaminhado à clínica veterinária, onde passou por avaliação médica e recebeu os cuidados iniciais. Os órgãos ambientais competentes também foram comunicados para as medidas legais e destinação adequada do animal.
“A Polícia Civil enaltece que, ao encontrar animais silvestres, especialmente espécies ameaçadas como a onça-pintada, a população deve evitar qualquer aproximação ou tentativa de manejo, acionando imediatamente os órgãos responsáveis”, disse a delegada.