A China concluiu na última quarta-feira (11), a busca e recuperação da cápsula de retorno da espaçonave Mengzhou no Centro de Lançamento Espacial de Wenchang, na província de Hainan, no sul da China, segundo o Escritório de Engenharia Espacial Tripulada da China.
Como funcionou?
A espaçonave Mengzhou, conhecida como a “nave dos sonhos”, é de nova geração e focada em missões tripuladas. Ela participou, com sucesso, de um teste de aborto de pressão dinâmica máxima, pousando em segurança no mar.
O teste foi realizado durante um voo de demonstração e verificação em baixa altitude do foguete lançador Longa Marcha-10.
Às 12h20, a equipe de busca e resgate marítimo concluiu a recuperação da cápsula de retorno.
A prática rivaliza com a técnica de reaproveitamento de foguetes já desenvolvida pela empresa americana SpaceX, de Elon Musk.
Objetivos futuros
O sucesso da recuperação oferece experiência crucial para futuras operações na estação espacial e pousos tripulados na Lua, afirmou a agência chinesa.
A espaçonave Mengzhou foi projetada principalmente para a exploração lunar tripulada da China e também pode ser usada para operações na estação espacial. Sua cápsula de retorno é capaz de ser reutilizada diversas vezes.
A pretensão dos chineses é levar astronautas antes de 2030 para a Lua.