
A Igreja Católica tem um novo Papa. A fumaça branca anunciou a escolha de um novo líder da igreja nesta quinta-feira (8). Segundo os ritos para a escolha de um novo pontífice, um cardeal agora deve anunciar quem foi o escolhido.
A votação que terminou com a decisão do nome do novo Papa foi finalizada na quarta seção, onde 132 cardeais votantes decidiram quem será o novo líder da Igreja Católica.
Fumaça branca: Hambemus Papam
Após a fumaça branca subir da chaminé da Capela Sistina e os sinos da Basília de São Pedro tocarem, o nome do papa recém-eleito será transmitido ao mundo em um pronunciamento em latim.
O cardeal protodiácono, o francês Dominique Mamberti, subirá à sacada central da Basílica de São Pedro, acompanhado por dois padres, e fará o anúncio icônico: "Habemus Papam" ("Temos um papa").
Após a fumaça branca, o papa escolhido será levado para uma sala especial. Ele terá alguns momentos para si mesmo e trocará de roupa antes de retornar à sacada. O cardeal escolhido vai anunciar seu novo como Papa.
Em 2013, os sinos começaram a tocar um minuto após a fumaça branca. Jorge Bergoglio apareceu 1 hora e 16 minutos depois da fumaça branca. Entre o anúncio de "Habemus Papam" e a aparição na janela foram 9 minutos.
A primeira missa do novo papa acontece entre quatro ou cinco dias depois da eleição. Neste mesmo dia, o pontífice vai receber o anel do pescador, símbolo do pontificado.