
O investimento feito por Daniel Vacaro, um dos acionistas da SAF do Atlético-MG, é alvo de investigação do Ministério Público de São Paulo. O órgão apura uma possível ligação dos fundos Hans e Olaf com o PCC (Primeiro Comando da Capital), uma das principais organizações criminosas do Brasil. A informação foi divulgada pelo jornalista Rodrigo Capelo, no jornal O Estado de S.Paulo.
O MP tem os fundos como suspeitos de servirem para lavagem de dinheiro e ocultação de patrimônio do PCC. Vacaro, proprietário do Banco Master, investiu, entre 2023 e 2024, R$ 300 milhões para adquirir 20,2% da SAF do Atlético. Ele também formou o fundo Galo Forte Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia (FIP).
Os fundos Olaf 95 e Hans 95 estão em investigação pelo Ministério Público e foram alvos de uma operação de busca de apreensão na sede de ambos, em um escritório na Faria Lima, em São Paulo, no final de agosto deste ano.
O band.com.br entrou em contato com a Reag Investimentos, administradora dos fundos citados, e aguarda um retorno. Não conseguimos com o Banco Master, mas não obteve retorno. A entidade, contudo, já se manifestou sobre o caso no ge.globo. Confira a nota:
O Banco Master não tem qualquer relação com os fundos Hans 95 e Olaf 95. Essas estruturas não integram o grupo e não possuem vínculo societário com o Banco ou com quaisquer de seus executivos. O fundo Galo Forte FIP é de propriedade de Daniel Vorcaro, pessoa física — informação pública e amplamente divulgada na mídia, inclusive após análise do CADE. A Reag Investimentos é prestadora de serviços, assim como ocorre com centenas de outros clientes
Atlético-MG se manifesta
Em nota divulgada nesta sexta-feira (17), o Atlético-MG destacou que o FIP “é um veículo de investimento devidamente constituído e regular perante a Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”). O Galo também informou que “não tem conhecimento de quaisquer irregularidades”.
Confira abaixo a nota completa do Atlético-MG
Em relação à matéria publicada hoje pelo jornal Estado de São Paulo, o Atlético esclarece que:
O Galo Forte Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia é um veículo de investimento devidamente constituído e regular perante a Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”), sob administração da Trustee Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários LTDA.
A Trustee Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários LTDA é uma empresa igualmente registrada perante a CVM. Referido fundo figura como acionista da Galo Holding S.A., contexto no qual o Atlético não tem conhecimento de quaisquer irregularidades.