
Preta Gil morreu neste domingo (20), nos Estados Unidos, onde realizava um tratamento oncológico experimental. A cantora, que nasceu no dia 8 de agosto de 1974, foi registrada pelo pai, Gilberto Gil, em um cartório no Rio de Janeiro. Mas não foi tão simples.
Apesar do nome da filha do cantor com Sandra Gadelha, com quem foi casado entre 1969 e 1980, ter sido um desejo dos pais, Gil precisou fazer um ajuste para o tabelião concordar com o registro.
“Na minha casa, Preta se tornou nome próprio. Quando fui fazer o registro da Preta Gil, eu falei para a moça registrar Preta. Ela perguntou: ‘Preta?’ Eu disse: ‘Sim. Se for Branca, Bianca, Clara, pode? Acho que a senhora já registrou muitas’. Aí ela colocou”, lembrou o cantor em um post no X, antigo Twitter, em dezembro de 2021.

Mas o detalhe desse diálogo foi revelado certa vez por Preta Gil com humor, em uma entrevista para a TV Globo: “O tabelião falou: ‘Você não vai poder registrar o nome de sua filha de Preta’. Imagina! Meu pai começou a fazer discurso”, recordou a artista, citando a justificativa postada pelo próprio cantor na rede social.
“E o curioso foi que a funcionária só seguiu com o registro com uma condição: "Tudo bem, você vai botar Preta, mas só se botar um nome católico junto.’ Então eu me chamo Preta Maria por conta do tabelião e pela Mãe Divina”.
À TV Brasil, em 2012, a cantora contou ter muito orgulho do nome: "Me chamo Preta Maria por conta desse tabelião que, na realidade, teve uma atitude preconceituosa. Mas agradeço a ele porque meu nome é um nome muito poderoso: Preta Maria. Gosto muito e tenho muito orgulho dele. Foi poder...", completou Preta.
Família de Preta Gil
Preta é filha de Sandra Gadelha, de 77 anos, e Gilberto Gil, de 83 anos. A mãe da cantora foi casada com o ícone da MPB entre 1969 e 1980. Ela foi inspiração da música Drão, de Gilberto Gil, cantada por Preta durante a turnê Tempo Rei. Confira o momento aqui.
Também com Sandra, Gil teve dois outros filhos, Maria e Pedro Gil. Por parte de pai, ela é irmã de Bela, Bem e José Gil, filhos de Flora Gil. Nara Gil e Marília Gil também são irmãs mais velhas de Preta, de relacionamentos anteriores.
A veia artística da família segue pulsando no filho de Preta Gil, Francisco Gil, que faz parte do grupo de MPB Os Gilsons, junto com o tio e o primo. Filho de Preta com o ator e humorista Otávio Müller, com quem a cantora foi casada. O relacionamento durou de 1990 a 1995, mas, apesar do fim, uma grande amizade se manteve.
Em 2015, Francisco teve uma filha, chamada Sol de Maria, em homenagem à música de Gilberto Gil. A bisneta de um dos mais importantes nomes da MPB é fruto do relacionamento de Francisco com a modelo e atriz Laura Fernandez, que se encerrou em 2020.
Gilberto Gil lamentou a morte de Preta Gil
Gilberto Gil publicou uma nota nas redes sociais confirmando a morte de sua filha Preta Gil em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Na publicação, o artista pediu a compreensão do público e disse que o "momento difícil está sendo atravessado em família”.
Gil confirmou que a família está nos Estados Unidos cuidando para que o corpo de Preta seja repatriado ao Brasil. O post foi compartilhado também por Flora Gil, esposa do cantor.
Preta Gil, de 50 anos, tratava um câncer no intestino desde 2023, que voltou em agosto de 2024 em metástase em quatro locais diferentes do corpo. Neste ano, Preta Gil começou o tratamento contra cânceres em dois linfonodos, peritônio e um nódulo no ureter.
Leia a nota de falecimento na íntegra:
Nota de falecimento - É com tristeza que informamos o falecimento de Preta Maria Gadelha Gil Moreira, em Nova lorque, onde estamos neste momento cuidando dos procedimentos para sua repatriação ao Brasil. Pedimos a compreensão de tantos queridos amigos, fãs e profissionais da imprensa enquanto atravessamos esse momento difícil em família. Assim que possível, divulgaremos informações sobre as despedidas.