
A morte de cisnes e patos em um zoológico da cidade de Sapucaia do Sul, no Rio Grande do Sul, é investigada pelo governo gaúcho para saber se tem relação com a gripe aviária. A doença foi confirmada nesta sexta-feira (16), em uma granja na cidade de Montenegro.
Autoridades sanitárias acionaram o plano nacional de contingência de influenza aviaria após essa confirmação em aves comerciais no Brasil.
Entidades do setor agropecuário afirmam que o consumo de carne e ovos segue sendo seguro e que o risco de infecções em humanos é baixo e, geralmente, ocorre por contato intenso direto com aves infectadas.
Devido à confirmação, a China suspendeu a compra de frango do Brasil após a detecção da doença. O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou que a suspensão vale por 60 dias.
"Alguns países não mudaram o protocolo. É o caso da China, que não mudou ainda. Então, a partir de hoje, por 60 dias, a China não estará comprando carne de frango brasileira. Outros países que já mudaram protocolo e restringe ao estado do Rio Grande do Sul", disse.