
O Ministério do Turismo esteve em Praia Grande, em Santa Catarina, em 6 de junho, ou seja, 15 dias antes do acidente com um balão que pegou fogo, caiu e deixou oito mortos e 13 feridos. O acidente aconteceu no último sábado (21).
Na ocasião, foi discutida a regulamentação do balonismo com a secretaria de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, Cristiane Leal Sampaio, durante o lançamento do projeto “Turismo Sebrae + Praia Grande”. Diretores da Agência Nacional de Aviação Civil, do Sebrae e representantes da prefeitura local.
Cristiane Sampaio destacou na ocasião que a regulamentação vigente está centrada na segurança aérea e ainda carece de diretrizes específicas voltadas à operação turística e comercial da atividade.
Entre as propostas apresentadas pelo Ministério do Turismo estão a criação de um cadastro específico de operadores turísticos de balonismo no Cadastur, a definição de critérios para autorização de voos em áreas urbanas, rurais e de conservação ambiental e uma legislação específica para a atividade incluindo o balonismo na cena do Turismo Brasileiro.
Após o acidente, o Ministério do Turismo lamentou o ocorrido e se solidarizou com os familiares das vítimas e reforçou que desde o início do ano tem trabalhado em parceria com o Sebrae e com a Anac para regulamentação do balonismo para fins turísticos no Brasil. Nesta semana, a pasta deve se reunir com entidades ligadas à prática no país.
“O objetivo é que o país já possua uma regulamentação específica e clara para a operação de voos de balão em atividades turísticas, visando garantir a segurança dos praticantes e impulsionar o desenvolvimento desse segmento no Brasil”, destacou o governo.