
A Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga a atuação de jogos de azar no Brasil, a CPI das Bets, aprovou nesta terça-feira (27) a condução coercitiva do influenciador Jon Vlogs e do empresário Jorge Barbosa. Os dois faltaram à sessão de depoimento no Senado, que ocorreria nesta terça.
Jon Vlogs, é criador da plataforma Jonbet e influenciador com mais de 16 milhões de seguidores. E Jorge é dono da plataforma MarjoSports. Os dois deveriam ter prestado depoimento ao colegiado. Jon foi convocado na condição de investigado, já Barbosa, como testemunha.
Para Soraya Thronicke (União Brasil), relatora da comissão, a falta de Jon Vlogs aparenta "má vontade". Ele justificou que não pôde estar na CPI por estar fora do país. "Sabemos muito bem quão ricas essas pessoas são. Elas podem vir do exterior, porque tem voos todos os dias para o Brasil", disse Soraya.
Jon Vlogs é investigado por ter relevância no mercado de jogos de azar, reunindo grande número de usuários na plataforma Jonbet e também por estar à frente da campanha de promoção da Blaze, outra plataforma de jogos de azar.
Barbosa foi chamado como testemunha, para explicar os critérios de credenciamento adotados, além de investigar suspeitas de envolvimento da empresa com lavagem de dinheiro.