O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados inéditos de registro de nomes e sobrenomes dos brasileiros, com base no Censo 2022. Pela primeira vez, o instituto revelou os sobrenomes mais populares do país.
O sobrenome Silva é o mais comum, aparecendo em mais de 34 milhões de documentos de brasileiros, sendo o "campeão" disparado. Na sequência do ranking dos sobrenomes mais populares estão Santos, Oliveira, Souza e Rodrigues.
Entre os nomes próprios, os clássicos continuam no topo. Maria e José seguem como os mais registrados e são considerados imbatíveis. Outros nomes que permanecem bem colocados no ranking feminino são Ana, Francisca, Júlia e Antônia. No ranking masculino, destacam-se João, Antônio, Francisco e Pedro.
Nomes em ascensão e em declínio
A pesquisa do IBGE também aponta que a popularidade de alguns nomes é cíclica, com tendências que surgem e outras que desaparecem.
Nomes que foram muito comuns no passado já não são tão frequentes hoje, como Osvaldo e Terezinha, que estão "desaparecendo" das certidões de nascimento. Outros nomes que tiveram seu auge em gerações anteriores também apresentam queda, como Rodrigo, que esteve em alta nos anos 70 e 80, e agora aparece na 30ª posição da lista.
Em contraste com o declínio dos nomes antigos, novas tendências de registros estão surgindo. Nos últimos anos, Gael e Helena foram os nomes mais utilizados em registros de crianças por todo o país.
É possível fazer uma consulta individual para saber a frequência do próprio nome ou sobrenome no site do IBGE.