
O ator Mateus Solano foi o convidado do Melhor da Noite nesta quinta-feira (8) e abriu o jogo sobre um tema que preocupa muitas famílias: o uso excessivo de celulares por crianças e adolescentes. Pai de dois — Flora, de quase 15 anos, e Benjamin, de 10 — Solano refletiu sobre os desafios da criação em tempos de telas e tecnologia.
Durante o bate-papo, o ator destacou que a responsabilidade sobre o uso de celulares por crianças é dos adultos:
“É uma questão dos pais. A gente fala muito do perigo com as crianças, mas quem é que dá o celular pra criança? Quem é que deixa a criança ficar com o celular? Quem é que não controla? Essa é uma responsabilidade inteiramente nossa, como educadores, como pais”, disse ele.
Mateus também contou que deu um celular para a filha mais velha durante a pandemia e hoje acredita que foi cedo demais:
“A Flora ganhou o celular na pandemia. Hoje a gente acha que deu cedo demais. O primeiro filho é sempre um pouco cobaia dos pais, né?”, comentou, em tom bem-humorado.
Com o filho mais novo, Benjamin, o ator afirma tentar equilibrar melhor a relação com a tecnologia. Mas reconhece que não é fácil:
“É todo dia. Sai do celular, vamos fazer outra coisa. E tem que oferecer opções também. Não adianta falar ‘sai do celular’ e não dar uma alternativa. Pelo menos tão legal quanto”, explicou.
Para ele, o maior desafio está em competir com o apelo viciante das telas: “É difícil barrar o celular porque ele está ligado na tua endorfina. Ele vai te viciar e te deixar preso ali. Sair disso realmente é um desafio.”