O cantor Milton Nascimento comemorou o aniversário de 83 anos neste domingo, 26 de outubro. Em seu perfil oficial, Bituca compartilhou uma galeria de fotos de seu acervo pessoal.
Dentre as imagens de Milton Nascimento, um vídeo da década de 70, em que interpretava “Nada Será Como Antes”, além de fotos de quando era criança e jovem.
A data especial para um dos maiores ícones da MPB chega em meio à revelação recente de que o artista foi diagnosticado com demência por corpos de Lewy (DCL), uma condição neurodegenerativa progressiva. A informação foi confirmada pelo filho do músico, Augusto Nascimento, em entrevista à revista Piauí.
Desde 2023 o artista também convive com a doença de Parkinson. No ano anterior, 2022, Milton Nascimento realizou sua turnê de despedida, encerrando oficialmente sua trajetória nos palcos, após décadas de contribuições inestimáveis à música brasileira.
A demência, segundo dados oficiais da Organização Mundial da Saúde acometeu:
- em 2021, 57 milhões de pessoas sofriam de demência em todo o mundo, mais de 60% das quais viviam em países de baixa e média renda. A cada ano, surgem quase 10 milhões de novos casos.
- A demência resulta de uma variedade de doenças e lesões que afetam o cérebro. A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência e pode contribuir para 60 a 70% dos casos.
Quais os fatores que aumentam o risco de desenvolver demência?
Também segundo a OMS, são eles:
- idade (mais comum em pessoas com 65 anos ou mais)
- pressão alta (hipertensão)
- alto nível de açúcar no sangue (diabetes)
- estar acima do peso ou obeso
- fumar
- beber muito álcool
- ser fisicamente inativo
- estar socialmente isolado
- depressão.