
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou uma lista atualizada de marcas e lotes de cafés torrados considerados impróprios para o consumo humano. Na nova lista, três marcas foram desclassificadas após análises laboratoriais identificarem muitas impurezas e até micotoxinas.
De acordo com o Mapa, os lotes incluem a presença de máterias estranhas e impurezas acima do limite permitido, níveis de micotoxinas superiores ao tolerado pela legislação. As micotoxinas são toxinas naturais produzidas por fungos que podem contaminar os alimentos, causando riscos à saúde humana e animal.
O café da marca Melissa, que é embalada no Paraná, continha uma elevada quantidade de matérias estranhas e a presença de micotoxinas; o café Pingo Preto, de Santa Catarina, tinha lotes com matérias estranhas, mas sem micotoxinas e o café Oficial, tinha a presença de micotoxinas.
Segundo o Mapa, os consumidores que tenham adquirido os produtos listados devem deixar de consumi-los imediatamente. É possível solicitar a substituição do produto com base nas disposições do Código de Defesa do Consumidor.