
É a maior febre e até já inflacionou o setor de morangos em todo o país! O morango do amor (ou do ódio, como alguns dizem, devido à dificuldade na montagem) é tão gostoso quanto bonito. O AgroBand desta sexta-feira (1) mostra como o doce é preparado e como está transformando a rotina das doceiras de todo o Brasil
A produção de morangos nos arredores de Brasília (DF) tem ganhado destaque e impulsionado o comércio local, especialmente com a criação do "morango do amor", uma iguaria que combina a fruta com brigadeiro de leite ninho, envolvidos em uma casca de caramelo colorido. Este doce, que se transformou na sensação deste inverno, é produzido em grande escala na região de Brazlândia, que detém cerca de 90% da produção de morangos do Distrito Federal.
Segundo dados recentes, a expectativa para a safra deste ano é igual ou superior à de 2024, podendo alcançar quase 7000 toneladas de morangos. Apenas na propriedade visitada, são colhidas semanalmente entre 3500 a 4500 caixas de morangos, que podem ser consumidos in natura ou transformados em variados produtos.
O "morango do amor" se popularizou rapidamente, graças a vídeos virais nas redes sociais, onde as frutas vermelhas e perfeitas são exibidas em todo seu esplendor. "Agora só se fala nisso, tá todo mundo nesse hype", comentou a estudante Ana Vitória, que estava em uma confeitaria para experimetnar o doce junto com uma amiga. “Tá todo mundo comendo e queremos comer também”.
Os morangos, que tradicionalmente são usados para fazer sucos, bolos ou sorvetes, ganharam um novo acompanhamento com o brigadeiro de ninho, criando essa novidade que atraiu clientes de diversos lugares. "Inclusive esse ano, como viralizou e tomou uma proporção muito grande, estamos vendendo uma média de mais de 1000 morangos por dia", revelou Nayane Melo, dona de uma das confeitarias que adotou a produção do doce.
Para aqueles interessados em replicar a receita em casa, o processo inclui fazer um brigadeiro de leite ninho, que leva uma lata de leite condensado, 100 gramas de creme de leite e duas colheres de sopa de leite em pó. Para a cobertura, são necessários 250 ml de água, meio quilo de açúcar refinado, 15 g de corante vermelho e 10 ml de vinagre. O segredo da cobertura está em não mexer e esperar atingir a temperatura certa de 140° para formar o caramelo perfeito. "O brigadeiro tem que estar firme e ao mesmo tempo bem cremoso. Aí eu faço uma trouxinha e coloco o morango como se fosse uma coxinha, está vendo? Bem lindo", explicou a confeiteira sobre o processo de montagem do doce.