Clube FM 100.5 - Tá na Clube, Tá Legal! | Ribeirão Preto/SP
Mulher com "pior dor do mundo" passa por série de cirurgias e sedação profunda

Carolina Arruda, de 28 anos, que ficou nacionalmente conhecida por compartilhar sua rotina vivendo com neuralgia do trigêmeo — popularmente chamada de "a pior dor do mundo" — será submetida a uma série de cirurgias e a uma sedação profunda, nesta quinta-feira (14), para dar início a um novo tratamento intensivo contra a doença.

Ao G1, ela contou que todo o tratamento está sendo feito por um programa de especialização médica do Sistema Único de Saúde (SUS) e envolve diferentes especialidades. 

Inicialmente, ela irá passar por 4 cirurgias. São elas:

  • Cirurgia para reposicionamento do neuroestimulador, dispositivo implantado para tentar reduzir a percepção da dor;
  • Reabastecimento da bomba de infusão de medicamentos, que libera remédios de forma contínua e precisa ser recarregada a cada dois ou três meses;
  • Crioablação para "congelar" o nervo e interromper os sinais de dor que são enviados ao cérebro;
  • Infusão de cetamina e outros adjuvantes, aplicada por via venosa, sob monitoramento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

No entanto, os procedimentos podem ser alterados caso os médicos avaliem como necessário no centro cirúrgico.

Posteriormente, Carolina será submetida a uma sedação profunda que deve durar de 4 a 5 dias, podendo ser alterado conforme a resposta dela ao tratamento.  

Segundo ela, a ideia de deixá-la em coma induzido é para dar um "descanso" para o nervo responsável por causar a dor.

O que é neuralgia do trigêmeo?

neuralgia do trigêmeo é uma condição de dor crônica que afeta o nervo trigêmeo, responsável pela sensibilidade facial. Essa dor, muitas vezes descrita como um choque elétrico, é causada por uma disfunção ou compressão do nervo, muitas vezes devido a alterações na bainha de mielina ou contato com vasos sanguíneos.  

A bainha de mielina é uma camada protetora que envolve o nervo trigêmeo, semelhante a um isolamento em um fio elétrico. Essa camada ajuda a conduzir os impulsos nervosos de forma eficiente e rápida.  

No caso de Carlina, a bainha de mielina apresenta falhas, levando a impulsos nervosos anormais, resultando em crises de dor intensa e lancinante nos dois lados da face.

Fonte: Band.
Carregando os comentários...
Domingando com Naná
Marília Mendonça - Como Faz Com Ela
Carregando... - Carregando...