A modelo e influenciadora Nicole Bahls contou aos seguidores nesta sexta-feira (22) que passou por um procedimento de transplante capilar por conta de um quadro de alopecia androgenética. No Instagram, ela contou que daqui uns meses estará "mais feliz e mais cabeluda".
"Vai ficar com o rosto mais feminino, poder fazer vários rabos de cavalo, penteados. Com certeza, daqui a cinco meses, vou ficar muito mais feliz e mais cabeluda", disse no Instagram.
Segundo o médico Renan Brigante, que fez o procedimento de Nicole, contou que remodelou a linha frontal do couro cabeludo. "A escolha foi pela técnica No Shave, justamente para permitir que ela seguisse com seus compromissos normalmente, sem precisar raspar o cabelo e sem deixar evidente a realização do procedimento", disse o médico.
Nicole contou o que mais a incomodava. "O que me incomodava muito no meu trabalho, às vezes, preciso fazer penteado, rabo de cavalo e não me sentia a vontade, porque parecia que a testa estava um pouco grande", disse.
O que é alopecia androgenética?
A alopecia androgenética é classificada como uma condição de origem genética e hormonal, sendo apontada como a principal causa de queda de cabelo persistente em todo o mundo. De acordo com estimativas setoriais, cerca de 42 milhões de pessoas convivem com a doença no Brasil.
Embora a calvície seja frequentemente associada ao público masculino, o impacto entre as mulheres é significativo: cerca de 5% da população feminina brasileira sofre com a condição, muitas vezes enfrentando o problema em silêncio devido ao estigma social.
Diagnóstico e possibilidades de tratamento
Especialistas em dermatologia ressaltam que a alopecia androgenética não possui uma cura definitiva. No entanto, o tratamento contínuo apresenta efeitos positivos na contenção da queda e no fortalecimento dos fios remanescentes.
O fator determinante para o sucesso terapêutico é o diagnóstico precoce. Quanto mais cedo o paciente inicia o protocolo médico, maiores são as chances de preservar a densidade capilar e retardar a evolução da calvície.