
Aos 78 anos, Arnold Schwarzenegger, conhecido tanto por estrelar diversos filmes de ação quanto pela carreira no fisiculturismo, segue uma rotina severa de exercícios para manter-se saudável e em forma. Mas, além das atividades físicas, alimentação também é um elemento importante para o artista, que aposta a ingestão diária de três ingredientes.
Em entrevista à 'Men's Health', o ator revelou que banana, proteína em pó e lentilhas são alimentos que nunca podem faltar na sua casa! Esses ingredientes são ricos em nutrientes, principalmente proteínas e ajudam a preparar o corpo para praticar atividades físicas.
Schwarzenegger, contudo, ressaltou o potencial da fruta, que, para ele, é "muito melhor do que um shake de proteína". "Algumas pessoas são tão críticas em relação à maioria dos frutos, por serem fontes ocultas de açúcares. Mas, na verdade, pode ser um dos ajustes alimentares mais simples que tem a capacidade proteger contra doenças", afirmou.
Quais os benefícios da Banana?
A fruta mais consumida no Brasil é prática para comer e completa em vitaminas e minerais, a banana agrada todas as idades, é usada em diferentes receitas, tem baixa caloria e é muito versátil na cozinha – é possível comer até a casca!
Rica em fibras, potássio, magnésio, fósforo, cálcio, vitamina A e muitos outros nutrientes, a banana é cultivada em todos os estados do Brasil, o que torna o país o quarto produtor mundial da fruta, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).
Por ter tantos benefícios, é muito comum encontrar banana no cardápio de quem busca uma alimentação saudável, já que pode ajudar a controlar a vontade de comer doces e serve como adoçante natural em vários casos.
“Você pode usar em diversas receitas e consegue adoçar um smoothie, uma panqueca, um bolo. Você não precisa usar o açúcar ou adoçante”, afirma Thaisa Leal, nutricionista e pós-graduanda em ciência comportamental.
Além de a fruta proporcionar receitas incríveis, a casca dela também rende opções de pratos deliciosos, leves e muito nutritivos para o corpo. “A casca é rica em fibras e tem poucas calorias”, comenta Thaisa.
Lentilha é um “superalimento”
Essa fonte de proteína vegetal é um "superalimento" porque possui complexo B e fibras na composição. O melhor de tudo é que a lentilha pode ser consumida de várias formas: quente e fria; na sopa e na salada; junto com o arroz e como base de um patê também.
Proteína em pó
Queridinho das academias, produtos como o Whey Protein, proteína isolada do leite, ajuda no emagrecimento e no ganho de massa muscular. Mas apesar da fama do produto, é preciso procurar um nutricionista para evitar possíveis riscos à saúde.
Segundo o endocrinologista João Eduardo Nunes Salles, o Whey Protein pode agravar problemas renais, já que favorece a ‘hiperfiltração’, forçando os rins a trabalharem mais do que a capacidade natural.
“Não causa o problema, mas em quem já tem, isso deve ser reavaliado em relação à dose, o quanto ela já consome de proteína e o quanto consumirá de Whey Protein para não ter uma soma grande de proteínas”, explica.