Um parto raro causou surpresa e grande alegria em uma propriedade rural de Pirapozinho, no interior de São Paulo: uma ovelha deu à luz a três filhotes de uma só vez. O dono da propriedade relatou que o caso é raro no local, onde o costume é nascer apenas um filhote por gestação, com ocorrências de gêmeos sendo esporádicas. O parto dos trigêmeos levou apenas 30 minutos.
Detalhes dos filhotes e da mãe
Os trigêmeos são duas fêmeas e um macho. A mãe, da raça Texel, não apresentou qualquer dificuldade no parto. Um fato que chamou a atenção dos criadores é que a ovelha está amamentando os três filhotes. É comum que, em gestações múltiplas, a ovelha rejeite um dos animais e se recuse a amamentar, o que não ocorreu neste caso.
Razões para a gestação múltipla
Apesar de inusitado, casos de nascimentos múltiplos (gêmeos, trigêmeos e até quadrigêmeos) têm se tornado mais frequentes entre os ovinos. Especialistas apontam que a justificativa está ligada a diversos fatores:
Evolução da Atividade: Avanços no manejo nutricional e genético da criação.
Melhora na Alimentação: Dietas mais ricas contribuem para a prolificidade.
Raça Prolífera: Algumas raças já são naturalmente mais propensas a gestações múltiplas.
Influência da Raça dos Pais: O pai dos trigêmeos é resultado da mistura das raças Dopper e Santines, que influenciam a gestação de múltiplos.
Em bovinos, partos raros também ocorrem, mas ao invés de múltiplos, os animais apresentam anomalias como policefalia.