Clube FM 100.5 - Tá na Clube, Tá Legal! | Ribeirão Preto/SP
Papa Leão XIV celebra primeira missa como novo líder da Igreja Católica

O sucessor de Francisco, papa Leão XIV comanda na manhã desta sexta-feira (9) a primeira missa com os cardeais no Vaticano. A cerimônia é realizada na Capela Sistina e marca o fim do conclave.  

Na celebração, o americano Robert Francis Prevost proclamou a primeira homilia como novo líder da Igreja Católica.

Ele pediu a Deus que o torne um administrador da fé. "Deus, de modo particular, chamando-me por meio do vosso voto, confia-me esse tesouro para que eu possa ser seu fiel administrador", disse.  

Em outro trecho da homilia, o Santo Padre falou em ser o "farol, que ilumina as noites do mundo".  

Pontificado de Leão XIV

O pontificado de Leão XIV, no entanto, só deve começar oficialmente nos próximos dias, como prega a constituição apostólica “Universi Dominici Gregis”.

A previsão é que pregação ocorra neste domingo (11), com uma missa pública na Praça São Pedro, na qual será entregue a Leão XIV o “Pálio”, o símbolo da autoridade, e o Anel do Pescador.

Conclave elege Cardeal Prevost como sucessor de Francisco

Nesta quinta, o cardeal Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito o novo Santo Padre pelos 133 cardeais isolados na Capela Sistina, no segundo dia de Conclave.

fumaça branca, indicando que houve consenso entre os religiosos, saiu às 13h07 no horário de Brasília, e provocou comoção na Praça São Pedro.  

O anúncio clássico "Habemus Papam" foi feito da sacada da Basílica de São Pedro pelo arcebispo francês Dominique Mamberti.  

"Anuncio-vos uma grande alegria, temos um Papa: O eminentíssimo e reverendíssimo Senhor, Senhor Robert Francis Prevost. Cardeal da Santa Romana Igreja, que escolheu o nome de Leão XIV", disse Mamberti.

Da mesma varanda, o Papa Leão XIV fez o primeiro discurso para uma multidão de fiéis. Em italiano, Robert Francis Prevost falou sobre a necessidade de buscar a paz no mundo.  

No discurso, Leão XIV também lembrou do legado do Papa Francisco e falou em continuidade e na construção de pontes. "Nos ajude a construir pontes, com diálogo. Um único povo, sempre em paz."

Quem é o papa Leão XIV

Apesar de ser norte-americano, Leão XIV atuou como missionário no Peru por quase duas décadas e se tornou cidadão peruano.

Em 2014, ele foi nomeado administrador apostólico pelo Papa Francisco e se tornou bispo no ano seguinte. Na varanda da Basílica de São Paulo, se declarou agostiniano. Escolhido como sucessor de Francisco, Robert Prevost é o Papa de número 267 da história.

Nascido em 1955, em Chicago, nos Estados Unidos, Leão XIV estudou Matemática, Teologia e Filosofia e chegou a concluir um doutorado em Direito Canônico.

Por isso, ele também é conhecido como "o pastor de duas pátrias", como explica o professor de Ciência da Religião da PUC de São Paulo João Décio Passos:

De acordo com especialistas, a ascensão de Robert Francis Prevost na Igreja Católica foi rápida. Em 2014, ele se tornou bispo; e, logo depois, em 2023, foi alçado a cardeal. Desde então, tinha atuação importante na cúpula do Vaticano e estava à frente de todos os bispos do mundo.

A escolha de Robert Prevost de se chamar Leão XIV é uma homenagem ao antecessor, Papa Leão 13, que teve uma atuação marcante no final do século 19.

Na época, o pontífice saiu em defesa dos trabalhadores após a revolução industrial. Além disso, Robert Prevost é o primeiro Papa agostiniano, o que significa que ele pertence à Ordem de Santo Agostinho. Os religiosos que seguem essa vertente costumam ser mais discretos, estudar muito e valorizar a vida em comunidade.

Fonte: Band.
Carregando os comentários...
Bom Dia Clube com Rodrigo de Lucca
Rayane & Rafaela - índole
Carregando... - Carregando...