
O papa Leão XIV pediu paz na Ucrânia e em Gaza na primeira oração de domingo como líder da Igreja Católica. O pontífice apelou para que os países consigam alcançar "uma paz autêntica, justa e duradoura"
"Que todos os prisioneiros [da Ucrânia] sejam libertados e as crianças retornem às suas famílias", disse o Papa neste domingo (11).
O pontífice se manifestou a respeito do confronto no Oriente Médio: "Me dói profundamente o que acontece na Faixa de Gaza, que cesse imediatamente o fogo. Que se preste o socorro humanitário à toda a população civil e que todos os reféns sejam liberados", afirmou.
Leão XIV celebrou o cessar-fogo entre Índia e Paquistão. Antes, ao começar a reza, o novo líder da Igreja Católica citou que é preciso acolher os jovens.
O hino Regina Caeli, ou "Rainha do Céu", em português, é entoado pelos católicos durante o tempo pascal em substituição à oração do Angelus.
O pontífice participou do evento a partir do balcão central da basílica de São Pedro.
Em geral, a oração é feita de uma das janelas do Palácio Apostólico. No entanto, após a morte de Francisco, o apartamento pontifício foi lacrado e o rito de reabertura ainda não ocorreu.