
A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, alerta sobre o aumento dos casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) na cidade. A elevação, comum nesta época do ano, tem impactado diretamente a demanda por atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
A SRAG é caracterizada por quadros de síndrome gripal que evoluem com comprometimento da função respiratória. Entre as principais causas estão os vírus da Influenza, COVID-19, VSR (Vírus Sincicial Respiratório), entre outros.
Desde março, quando os casos começaram a crescer, foram registradas 242 internações por SRAG em Ribeirão. No acumulado do ano, até o dia 3 de maio, o município já contabiliza 417 internações, seis óbitos causados por COVID-19 e cinco por Influenza. Em comparação, no mesmo período de 2024, foram registradas 668 internações.
Idosos e crianças de até 9 anos concentram a maior parte das internações por SRAG. Nas quatro UPAs, a procura por atendimento pediátrico apresentou aumento significativo a partir de março. Desde então, já foram realizados 39.960 atendimentos a crianças, incluindo casos relacionados e não relacionados a doenças respiratórias.
“A elevação no número de casos é típica deste período do ano, quando as doenças respiratórias se intensificam por conta das mudanças climáticas e da maior circulação de vírus. Diante desse cenário, é fundamental reforçar a importância da vacinação, especialmente contra a Influenza, além de manter medidas preventivas como a higienização frequente das mãos e o uso de máscaras em caso de sintomas gripais”, destaca Luzia Márcia Romanholi Passos, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde.
A secretaria também orienta a população a procurar uma unidade de saúde ao apresentar sintomas de agravamento, como falta de ar, febre persistente e cansaço intenso.